Saúde

UPA do Rodeio recebe projeto para diagnóstico de infarto

Sistema Telecardio deve contribuir para agilizar o atendimento a pacientes com dor torácica na unidade

20/02/2022 às 05:30
Atualizada em 20/02/2022 às 05:30.
Gu Maldonado/PMMC

Telecardio permite que rapidamente o eletrocardiograma seja laudado por um cardiologista a distância - FOTO: Gu Maldonado/PMMC

Mogi - Referência no atendimento de urgências e emergências, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento do Rodeio está incorporando uma nova tecnologia de atendimento aos pacientes. É o recurso Telecardio, um sistema de telediagnóstico que permite, em poucos minutos, que o eletrocardiograma seja laudado por um cardiologista a distância.

A novidade deve contribuir para agilizar o atendimento de casos de dor torácica. O diagnóstico do infarto é feito por meio do eletrocardiograma, história clínica do paciente e análise das enzimas cardíacas CK-MB, Mioglobina e Troponina, são esses os procedimentos realizados nas unidades de Pronto Atendimento para adicionar celeridade e resolutividade no diagnóstico.

O novo recurso é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde com o Laboratório Boehringer, sem custos para o município.

O projeto da plataforma Telecardio está em funcionamento na UPA do Rodeio e posteriormente será levado para outras unidades de pronto atendimento, como Oropó, Jundiapeba e Jardim Universo.

Telecardio

A ferramenta auxilia os médicos da UPA no diagnóstico e adoção de conduta nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio. O Programa Telecardio é uma plataforma de comunicação à distância entre unidades de Pronto Atendimento e cardiologistas que auxiliam no diagnóstico rápido e preciso.

A análise do exame é realizada em poucos minutos, seguida por laudo médico elaborado por cardiologistas em tempo real, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O ataque cardíaco é uma ocorrência grave que está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. No entanto, quanto antes a pessoa receba atendimento médico diante dos primeiros sintomas, maiores serão suas chances de sobrevida.

Em Mogi, foram registradas 901 internações por infarto agudo do miocárdio em 2020, das quais 121 evoluíram para óbito, ou seja 13%.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News