Educação

Reunião do Gaepe destaca as ações de grupos de trabalho

Uma nota técnica deverá recomendar a aquisição de conectividade e infraestrutura para o acesso sem fio

25/02/2022 às 05:30
Atualizada em 25/02/2022 às 05:30.
Divulgação

Convênio foi assinado nesta semana em São Paulo - FOTO: Divulgação

Mogi - O Gaepe Mogi (Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação) realizou na última terça-feira a primeira reunião deste ano com destaque para ações desenvolvidas pelos quatro Grupos de Trabalho do gabinete: Conectividade, Busca Ativa, Recomposição e Recuperação das Aprendizagens e Acolhimento. Os participantes também iniciaram a discussão do Plano de Trabalho para 2022 e foi sugerida a criação do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva.

"Mogi das Cruzes veio de forma inédita nos procurar para a criação de um gabinete municipal. Em uma breve avaliação do que nós já fizemos, tivemos conquistas, sem falar dos ambientes de diálogo. Este exemplo já inspirou outros municípios", avaliou Ismar Cruz, conselheiro do Instituto Articule, que atua no Gaepe junto ao Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Neste encontro, foi definido que o Gaepe Mogi irá emitir uma nota técnica recomendando à Administração Municipal a aquisição de conectividade e infraestrutura para acesso sem fio para unidades municipais e subvencionadas. "Após um projeto técnico de infraestrutura de rede com um investimento inicial quase que exclusivo em dispositivos, estamos em um momento de avançar na conectividade", observou Pedro Passos, representante do grupo.

Nas escolas municipais, a contratação de serviços de conexão será feita pelas unidades escolares por meio das Associações de Pais e Mestres (APM) com recursos do Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (PIEC/MEC). O processo deve ocorrer após o período de constituição dos Conselhos de Escola e as APMs entre os meses de fevereiro e março.

Sobre a Busca Ativa, foram realizadas reuniões entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para articulação das politicas públicas e orientação em relação à formação de suas equipes que irão atuar no programa busca ativa escolar. Mogi das Cruzes aderiu ao Busca Ativa Escolar, solução tecnológica do UNICEF, junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Um projeto de Combate à violência, discriminação e bullying está sendo preparado pelo grupo de Acolhimento. O projeto Todos cuidando de todos, desenvolvido pelo DOP/Pró-Escolar, para apoio à comunidade escolar neste período pandêmico terá continuidade neste ano. Quanto à Aprendizagem, Mogi está desenvolvendo o programa Aprender mais e ninguém para trás, que foi estruturado em três eixos: recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens e está formalizado como política pública da gestão municipal.

Um novo grupo de trabalho deverá fazer parte do Gaepe Mogi em breve e terá como tema a Educação Inclusiva. A sugestão foi feita pela fisioterapeuta Sada Gracia Jamussi, que atualmente está na EMESP Profª Jovita Franco Arouche.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News