Mogi das Cruzes

Dia dos Dados Abertos será realizado no sábado

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social e da Open Knowledge Brasil

Redação
01/03/2022 às 09:07
Atualizada em 01/03/2022 às 09:07.
Divulgação/PMMC

Programação contará com oficinas e palestras - FOTO: Divulgação/PMMC

A Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social de Mogi das Cruzes e a Open Knowledge Brasil (Rede Pelo Conhecimento Livre), promovem o primeiro evento de dados abertos do Alto Tietê – o “Open Data Day”, no sábado. Este é um movimento mundial, em que, por um dia, todos se propõem a debater e promover o uso de dados abertos. O evento já está em sua 12ª edição.

A programação em Mogi contará com oficinas online e palestras presencias, que vão orientar tanto a população como profissionais, como servidores públicos, jornalistas e empreendedores, sobre as formas de acesso a dados públicos e como isso pode servir como ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas. Os participantes receberão certificados e pessoas de outras cidades também estão convidadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui até quinta-feira.

“Este é o primeiro evento promovido pela Secretaria de Transparência e Comunicação Social. Além da obrigação legal sobre o acesso aos dados públicos, nós entendemos que estas informações estão além de uma simples questão de transparência; são matéria prima para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem diretamente a população”, esclarece o titular da pasta, Severino Netto.

Ele lembra ainda que os dados também podem ser usados por empreendedores que busquem soluções para os desafios das cidades, por meio de startups conhecidas como GovTechs (inclusive, o Polo Digital de Mogi está com inscrições abertas para 2º Ciclo de Incubação de GovTechs).

A realização do Dia dos Dados Abertos em Mogi é feita por meio de uma parceria da Prefeitura e a Rede Embaixadoras da Open Knowledge Brasil. O objetivo é transmitir informações e conhecimento sobre dados, ferramentas de análise e Lei de Acesso à Informação.

A embaixadora de inovação cívica da Open Knowledge Brasil e jornalista mogiana Jamile Santana explica que as oficinas e palestras vão orientar não apenas a encontrar os dados públicos de forma mais eficiente, mas também a utilizar estes dados de maneira prática. “Teremos especialistas para falar diretamente com nosso público, esclarecendo dúvidas e também orientando sobre a legislação vigente. Falaremos sobre os programas utilizados para acesso e análise de dados e sobre a gestão pública colaborativa”, completa Jamile.

A data oficial do evento que ocorre de forma simultânea em todo o mundo é no sábado, dia 5 de março, mas em Mogi das Cruzes os servidores públicos da Prefeitura terão uma prévia na sexta-feira, com a oficina LAI na Prática e LGPD (que tratará da Lei de Acesso à Informação e da Lei Geral de Proteção de Dados).


Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News