CÂMARA

Vereadores cobram Estado por melhorias no Sistema Cross

Reivindicação dos parlamentares é que o sistema estadual seja mais ágil para poder internar um paciente

André Diniz
03/03/2022 às 05:30
Atualizada em 03/03/2022 às 05:30.
Diego Barbieri/CMMC

Farofa, que faz parte da bancada liberal, é um dos autores da moção de apelo - FOTO: Diego Barbieri/CMMC

Mogi - A Câmara aprovou na sessão de ontem uma moção de apelo ao governo do Estado para que sejam tomadas medidas visando o aprimoramento da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross). A moção, de autoria da bancada do Partido Liberal (PL), contou com o apoio unânime da Casa.

A moção 19/2022, de autoria dos vereadores Mauro Yokoyama, o Mauro do Salão, Vitor Emori, Clodoaldo Aparecido de Moraes e Francimário Vieira, o Farofa, apela à Secretaria de Estado da Saúde para que o tempo de espera para a internação de pacientes, que hoje é de até seis dias, seja otimizado, visando garantir o bem-estar da população, que aguarda em locais sem a estrutura adequada para internação de longo período, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Segundo Mauro do Salão, o tempo de espera prejudica os pacientes. "A Saúde não espera". Farofa, por sua vez, reforçou que a Saúde faz parte dos três pilares da gestão pública, juntamente com Educação e Segurança Pública, e que todos merecem o total comprometimento dos entes públicos, tanto da prefeitura quanto do governo estadual.

A moção contou com o apoio de todos os grupos políticos no plenário. A vereadora Inês Paz (Psol) parabenizou a iniciativa do partido, ressaltando que a situação na saúde, assim como na Educação do Estado, vem apresentando problemas desde antes da pandemia, e cobrou o Estado em estudar novas vagas, principalmente em hospitais considerados como de retaguarda, como o Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba. José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, reiterou que muitos vereadores têm sido procurados por moradores que pedem ajuda e relatam atrasos no encaminhamento para internação de amigos e familiares.

Durante as deliberações, os vereadores também comentaram o processo de migração do novo plano de Saúde dos servidores públicos municipais, e das tratativas da nova empresa em referenciar a Santa Casa de Misericórdia para maternidades e casos de UTI Neonatal. Eles ressaltaram que a situação do hospital beneficente, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e planos particulares, pode ter seu atendimento comprometido caso venha a absorver também os mais de 5 mil servidores públicos.

Cidadã Mogiana

A Câmara também aprovou, na Ordem do Dia, o projeto de Decreto Legislativo de autoria dos 23 integrantes que concede o título de Cidadã Mogiana para Thaís Fernandes do Nascimento, integrante da Guarda Municipal.

Thaís conta com mais de 14 anos de integração à força, sendo em 2018 a primeira mulher a comandar a corporação. Em sua trajetória, atuou em diversos setores e ajudou a implementar a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), destacamento de elite da Guarda Municipal; a patrulha Maria da Penha, voltada para combater a violência doméstica, e instituiu o porte de arma aos agentes para garantir a sua segurança no patrulhamento.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News