Mogi das Cruzes

Caio Cunha e prefeitos solicitam expulsão de Arthur do Val

Carta aberta para o Podemos foi divulgada pelos prefeitos de Mogi, São Roque, Itapevi, São Vicente e Osasco

Ingrid Leone
07/03/2022 às 10:25
Atualizada em 07/03/2022 às 10:25.
Reprodução/Instagram

Deputado Arthur do Val esteve na Ucrânia e enviou áudios preconceituosos - FOTO: Reprodução/Instagram

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), em conjunto com prefeitos do partido de outras cidades do Estado de São Paulo, divulgaram no último sábado, uma carta aberta à direção nacional do Podemos, solicitando o desligamento do deputado estadual Arthur do Val, após discurso preconceituoso contra as ucranianas em ambiente de guerra. Em carta aberta, os políticos expressaram a “indignação sobre fatos recentes envolvendo membros do partido".

De acordo com o texto, “Arthur do Val descumpriu o Art. 14 do Estatuto do Podemos, que trata dos deveres dos filiados". A carta é assinada por Cunha, Guto Issa, prefeito de São Roque; Igor Soares, prefeito de Itapevi; Kayo Amado, prefeito de São Vicente, e Rogério Lins, prefeito de Osasco, que defendem que os representantes políticos do partido precisam cumprir com as regras e o deputado teria violado o artigo.

Os prefeitos destacam no artigo em questão, em especial o descumprimento ao inciso II, que estabelece "combater todas as manifestações de discriminação em relação à etnia, às pessoas com deficiência, aos idosos, assim como qualquer outra forma de discriminação social, de gênero, de orientação sexual, de cor ou raça, idade ou religião”.

O caso envolvendo Arthur do Val (Podemos) repercutiu após a divulgação de áudio do WhatsApp sobre as mulheres na Ucrânia, na última sexta-feira. O país está em guerra com a Rússia desde o dia 24 de fevereiro. O deputado estadual foi até o país na semana passada e enviou áudios pelo aplicativo, nos quais afirmava que as ucranianas são “fáceis, porque são pobres", e ainda fez comentários sobre a aparência das refugiadas. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) já são mais de 1,5 milhão de pessoas deixaram a Ucrância desde o início da guerra. 

O deputado, conhecido pelo canal no YouTube Mamãe Falei, retirou no sábado passado, a pré-candidatura ao governo de São Paulo. Também foi instaurado pela deputada federal e presidente do partido, Renata Abreu, um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News