Mobilidade Urbana

Prefeitura anuncia para abril o início do projeto piloto de ônibus

Plano experimental abordará 4 linhas em Cocuera e Biritiba-Ussu, que não passarão mais diretamente pelo centro

André Diniz
10/03/2022 às 05:30
Atualizada em 10/03/2022 às 05:30.
Pedro Chavedar/PMMC

Secretaria Cristiane Ayres apresenta o projeto - FOTO: Pedro Chavedar/PMMC

Mogi - A secretária de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, anunciou na tarde de ontem que o programa piloto para o transporte público de ônibus para os distritos de Biritiba-Ussu e Cocuera terá início na primeira semana de abril. O novo programa pretende reduzir o tempo de viagem para passageiros e evitar a utilização das vias do centro da cidade.

O novo plano experimental para o transporte público da cidade vem sendo construído, segundo a secretária, desde o segundo semestre de 2021, por meio das audiências do "Participa Mogi: Mobilidade Urbana". Neles, a Prefeitura busca as demandas, necessidades e opiniões dos moradores sobre os serviços públicos, entre eles o sistema de ônibus municipal. "O sistema é o mesmo há mais de 20 anos, e está desatualizado e defasado. A pedidos da população e da opinião pública sobre o sistema, fizemos um estudo e identificamos que, antes de expandir a rede para a cidade inteira, precisamos fazer um programa piloto", explicou.

O projeto envolve, além da renovação da frota que hoje circula na cidade, a redefinição do traçado de quatro linhas: duas sendo do distrito de Cocuera (as linhas C404 e C405) e duas no distrito de Biritiba-Ussu (E392 e E393). "Estas linhas, como as outras que compõem a rede de transporte público municipal, acabam sofrendo e gerando o impacto no tráfego nas ruas do centro, causando atrasos para quem está dentro do veículo e para quem espera no ponto. Elas foram escolhidas por critérios técnicos, por se adequarem à nossa proposta", explicou a secretária municipal.

Na nova proposta, os veículos irão seguir para o Terminal Estudantes, onde será disponibilizada a integração com o Terminal Central com uma linha expressa. A diferença é que, com o novo sistema, além dos usuários apenas pagarem uma taxa com o novo bilhete integração "Pronto", também permitirá um menor fluxo de ônibus na região entre os dois terminais, principalmente em duas avenidas de amplo movimento. Na expectativa da Prefeitura de Mogi, o número de viagens nas linhas de Cocuera deve subir 19,5% (de 92 para 110 partidas por dia), e 21,4% para as linhas de Biritiba-Ussu (de 42 para 51).

O projeto pretende também identificar os novos sistemas por cores - a Linha Expressa que ligará os terminais será da cor amarela, as linhas Circular Centro e Circular Centro (Via Ipiranga) serão nas cores verde ou amarela, e a nova "Circular Saúde" na cor azul terá como itinerário todos os equipamentos de saúde da cidade, incluindo o Hospital Municipal de Braz Cubas, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, a Farmácia de Alto Custo e outros locais.

Sobre o período de testes do novo sistema, a secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi informou que não há uma previsão de quanto tempo durará o programa, mas que será estendido para outros distritos e bairros mediante os resultados apresentados a partir de abril com as quatro linhas.

Novo cartão

A Prefeitura também revelou os planos para um novo cartão de integração do transporte público do município, o "Pronto". A iniciativa pretende substituir o atual sistema de forma gradativa, conforme seja aplicado o novo sistema de transporte na cidade.

Um dos pontos revelados pelo estudo conduzido pela atual administração é que o cartão não atende a todas as necessidades da população, por não incluir a integração dentro de uma das cinco áreas em que a rede é dividida, causando mais gastos para o usuário ao longo do mês. Pelo novo programa, a previsão é que todas as viagens sejam integradas em um período de uma hora e meia, mesmo dentro da própria região. A expectativa é de que a economia ao usuário possa ir a até mais de R$ 200 por mês.

O novo cartão será implantado inicialmente para os moradores dos distritos de Cocuera e Biritiba-Ussu, e será estendido de forma progressiva conforme o novo sistema será adotado.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News