Engasgamento

Bombeiros realizam treinamento para creches

Ao todo, 150 profissionais serão treinados em três encontros com a corporação

Portal News
11/03/2022 às 05:30
Atualizada em 11/03/2022 às 07:24.
Jonathan Andrade – Secom Ferraz.

A ação foi realizada no Paço Municipal e os gestores aprenderam os principais objetivos para identificar os sinais da ocorrência - FOTO: Jonathan Andrade – Secom Ferraz.

Após o horário letivo, professores e auxiliares das creches municipais de Ferraz de Vasconcelos participaram do primeiro treinamento sobre engasgamento de bebês promovido pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A ação foi realizada anteontem, no Paço Municipal, e os gestores aprenderam os principais objetivos para identificar os sinais da ocorrência.

A rede educacional ferrazense conta com 34 creches e, ao todo, 150 profissionais serão treinados em três encontros com a corporação. O curso é fundamentado em três ações primordiais para o atendimento de urgência: constatar qual o tipo de obstrução de via aérea a vítima, acionamento do serviço de emergência de forma rápida e eficiente e efetuar o atendimento.

O capitão Marcos Carbonel explica que nos primeiros sinais de engasgamento é necessário manter o bebê voltado para baixo, apoiado no antebraço, sustentando a cabeça e a mandíbula do bebê com a mão e dar cinco tapas no meio das costas. Nessas condições, o líquido deve sair pela boca ou nariz.

Durante a aula, o tenente Jonas Meneses e o cabo André Fernandes apresentaram vídeos educativos e simulações de primeiros socorros com um bebê de plástico. "Engasgo ou obstrução é o bloqueio da traqueia por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Diversas medidas são realizadas para a reanimação, mas caso a criança não se recupere, é necessário manter a calma e buscar ajuda médica", afirmou Carbonel.

Segundo a secretária de Educação, Adriane Alcantara, noções básicas de primeiros socorros são importantíssimas no dia a dia escolar. "Cuidar de bebês e crianças menores requer muita atenção, por isso esse projeto prepara nossa equipe gestora para atuar em acidentes, pequenas operações e, principalmente, na prevenção. Parabenizo toda a corporação dos Bombeiros por esse lindo e necessário trabalho", destacou.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News