Internacional

Projeto do Condemat é destaque em Conferência de Resíduos Sólidos

12/03/2022 às 05:30
Atualizada em 12/03/2022 às 07:47.
Divulgação

Próximo evento ocorre semana que vem, em Recife - FOTO: Divulgação

Região - O projeto Recicla Cidade, desenvolvido desde o ano passado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em parceria com a ONG Espaço Urbano será um dos destaques da programação da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), que acontece na próxima semana, em Recife (PE).

O evento tem como tema "A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas" e contará com uma programação diversificada, reunindo participantes do poder público, o setor produtivo e de serviços, a comunidade acadêmica e a sociedade civil, entre outros.

Na ocasião, o prefeito de Salesópolis e vice-presidente do Condemat, Vanderlon Gomes; o secretário de Meio Ambiente do município, Douglas Nepomuceno e as coordenadoras da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa e Aline Kiss, irão representar a região e apresentar os impactos do projeto.

O Recicla Cidade foi lançado no mês de abril no Condemat inspirado no projeto piloto desenvolvido nos municípios de Salesópolis e Guararema desde 2017 e 2019, respectivamente, com resultados positivos. A expansão para os outros dez municípios da região foi atrelada ao foco na melhoria e ampliação dos serviços de coleta seletiva, assim como na formação de catadores de materiais recicláveis para atuação de forma cooperada.

O projeto segue em vigência nos 12 municípios consorciados e coleciona resultados positivos. Ao longo de 2021 foram realizadas centenas de ações de educação ambiental nas cidades, atendendo mais de 30 mil pessoas, com o envolvimento de entidades nas ações de mobilização para ampliação da coleta seletiva.

"O Recicla Cidade tem gerado grandes resultados em toda a região, contribuindo para a melhoria do meio ambiente, a conscientização da população, a economia das prefeituras, formalização de catadores e promovendo a geração de emprego e renda. Com a atuação em todas estas frentes, o programa vem construindo um importante legado para a nossa região se tornar cada vez mais sustentável.", disse Vanderlon, destacando que Salesópolis foi o primeiro município a implantar o projeto e hoje serve de modelo para as demais cidades.

A programação da Cirsol contará ainda com apresentações de cases de sucesso de prefeituras das regiões do Nordeste, Centro Oeste, Sudeste Sul; além de palestrantes de renome nacional e internacional; mesas temáticas; workshops; oficinas atividades de educação ambiental; festival de arte e cultura e feira de artesanatos sustentáveis.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News