Alto Tietê

Fiscalização vai divulgar relatório sobre destinação do lixo

Cidades da região foram fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado, com exceção de Salesópolis

Ingrid Leone
15/03/2022 às 13:36
Reprodução/Internet

Foram verificados serviços de coleta de lixo e a existência de aterros irregulares - FOTO: Reprodução/Internet

O resultado da fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em cidades do Alto Tietê na última quinta-feira deve ser divulgado nos próximos dias. A ação teve como objetivo avaliar se o dinheiro público está sendo devidamente empregado no tratamento de resíduos sólidos nas  cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guararema, Biritiba Mirim e Santa Isabel. Apenas Salesópolis não recebeu a fiscalização.

O Tribunal verificou os serviços de coleta de lixo domiciliar, hospitalar e a existência de aterros irregulares para a destinação de resíduos da construção civil. A fiscalização ocorreu em 247 municípios do interior, do litoral e da Região Metropolitana de São Paulo, de forma simultânea e sem aviso prévio. 

A vistoria, de acordo com o TCE, apontou, a princípio, algumas impropriedades e irregularidades, como a presença de lixões, depósitos de resíduos da construção civil a céu aberto misturados ao lixo doméstico, descarte irregular em áreas de mananciais, aterros sem portão, valas fora das normas e animais em estado de decomposição junto ao lixo. Mas ainda não foram especificadas as cidades onde isso ocorreu. 

O relatório preliminar teve ainda como intuito averiguar a realização da coleta seletiva e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos municípios paulistas, observando aspectos tanto operacionais quanto a coleta e a disposição final dos resíduos.

Segundo o Tribunal de Contas do Estado, as prefeituras e os órgãos estaduais serão notificados. Com base nas ações, será divulgado um relatório gerencial parcial com informações de interesse público e outro relatório consolidado, com dados segmentados e regionais, que será encaminhado aos municípios. Os resultados devem sair nos próximos dias.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News