Março Lilás

Municípios promovem ações para prevenir o câncer de colo do útero

Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos desenvolvem ações não apenas no mês, mas ao longo do ano

Aline Sabino
23/03/2022 às 05:30
Atualizada em 23/03/2022 às 08:37.
 InaPlavans/Banco de imagens Freepik

Campanha Março Lilás destaca ações de prevenção e combate à doença - FOTO: InaPlavans/Banco de imagens Freepik

Região- Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos promovem ações alusivas à campanha Março Lilás, mês de referência à prevenção do câncer de colo do útero. O objetivo é conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no país, atrás do câncer de mama e de colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres. Diante deste cenário, as prefeituras oferecem orientações sobre prevenção, acompanhamento ambulatorial e exames diagnósticos.

O trabalho de prevenção ao câncer do colo de útero em Mogi é permanente por meio da oferta de exames de papanicolau. Mulheres de qualquer idade, a partir da atividade sexual, podem solicitar o exame na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou no sábado passado mais uma edição do "Expresso Mulher - Clínica Itinerante de Saúde Feminina". A iniciativa, que faz parte das agendas do Mês da Mulher, garantiu 196 procedimentos especializados para o público feminino das proximidades do Jardim Brasil. Durante o acolhimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Marcelino Maria Rodrigues, elas tiveram acesso facilitado a exames de imagem, consultas, entre outros serviços.

Entre os procedimentos realizados ao longo do dia na unidade suzanense foram feitos ultrassom de mama e transvaginal, consultas ginecológicas, coletas de exames papanicolau e plantão psicológico, além de testes rápidos para hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e sífilis.

Já em Ferraz de Vasconcelos, a Pasta de Saúde irá realizar uma intensificação de exames de papanicolau no próximo sábado, 26, com atendimento das 8 às 14 horas. As UBSs Lázaro, Castelo e Bela Vista terão 50 vagas cada uma, já a UBS Santo Antonio/CDHU terá 100 vagas para o procedimento, totalizando 250 vagas. As interessadas devem procurar as unidades para agendar a coleta.

O papanicolau permite diagnosticar lesões do colo do útero que vão desde inflamações, HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) até câncer. Por isso, integra os exames preventivos das mulheres.

HPV

Segundo informações do Ministério da Saúde, também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos de HPV, chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News