Gestão Pública

Estado premia município por programa inovador

Programa "Aprendizagem em Ação" teve foco na recuperação de alunos no Ensino Fundamental que tiveram alfabetização prejudicada durante a pandemia da Covid-19.

André Diniz
26/03/2022 às 05:30
Atualizada em 26/03/2022 às 08:30.
Divulgação/Secom Ferraz.

Prefeitura de Ferraz convoca 90 aprovados em concurso público da Educação - FOTO: Divulgação/Secom Ferraz.

Ferraz - A cidade foi laureada na noite de terça-feira pelo governo de São Paulo no prêmio "Cases Inovadores", do Programa Parcerias Municipais, por seu trabalho na área da qualidade do Ensino Fundamental. A premiação, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, reconheceu iniciativas implantadas em diversas áreas da gestão pública.

Dentre os nove projetos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico, cada cidade recebeu um prêmio de R$500 mil que será repassado na forma de convênio com o governo do Estado. O concurso contou com 191 projetos inscritos de 66 cidades, e os vencedores foram escolhidos com base nos resultados, inovação e capacidade do projeto ser replicado em outras cidades.

Além de Ferraz de Vasconcelos, foram premiada as cidades de Itu, Limeira, Jacareí, Tarumã, Guarulhos, Elias Fausto, Itanhaém e Bebedouro.

Ferraz foi escolhida no desafio "Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I", com o projeto "Aprendizagem em Ação". O projeto teve foco em 300 alunos do Ensino Fundamental I, expandindo a porcentagem de alfabetização de 79% em agosto para 83% no final do ano letivo. Segundo a Prefeitura, o projeto foi criado para atender os alunos com maior defasagem na aprendizagem em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19), em que as aulas foram realizadas no formato online. No ano letivo de 2022, as atividades começaram em março com a primeira atribuição de aula aos professores.

"A proposta foi de ofertar atividades diferenciadas de acordo com o nível de aprendizado do aluno - desta forma, as crianças tiveram duas horas de aulas semanais no contraturno do horário. Os professores que atuam são da rede municipal e receberam hora extra para participar do projeto. O total de alunos neste ano ainda está em construção, com a avaliação inicial dos alunos da rede concluída nesta semana", informou a administração municipal.

A expectativa do uso do aporte do governo do Estado pelo prêmio, é para investimentos e melhoria da educação, além de obras de infraestrutura.

O projeto de Ferraz, assim como os projetos vencedores da edição deste ano do "Cases de Sucesso" foram disponibilizados em um livro lançado pela pasta estadual de Desenvolvimento Regional, lançado, em fevereiro. A versão digital está disponível no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News