Área de mananciais

Lotes e construções são embargados em operação

25/03/2022 às 05:30
Atualizada em 25/03/2022 às 08:24.
Divulgação/Secop Suzano

Fiscalização vistoriou cerca de 20 hectares no bairro Vila Nova Ipelândia, na semana passada - FOTO: Divulgação/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria de Meio Ambiente participou de uma operação especial encabeçada pelo Grupo de Fiscalização Integrada nas Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê. Na última semana, as equipes se empenharam em vistoriar uma extensão de 20 hectares na Vila Nova Ipelândia. O objetivo do trabalho conjunto foi combater a demarcação de loteamentos irregulares.

O grupo de fiscalização foi instituído pela resolução nº 38/2020, sendo formado por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Polícia Militar Ambiental. Em Suzano, a equipe é reforçada com os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Fiscalização de Posturas.

A operação sigilosa culminou no embargo de 140 lotes e construções localizados em área de proteção de mananciais próximo à represa de Taiaçupeba. O espaço já havia sido descoberto por imagens aéreas obtidas em sobrevoo do grupo, realizado no final de agosto de 2021, e vistoriado pela Polícia Militar Ambiental durante operação em novembro, sendo parte de uma investigação a respeito do avanço de loteamentos irregulares desde 2020 na região do Alto Tietê Cabeceiras.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o trabalho conjunto garante lisura, suporte e segurança durante as operações. "O grupo de fiscalização integrada conta com representantes de diferentes órgãos em prol da defesa do meio ambiente, especificamente dos assuntos voltados à proteção e à recuperação das áreas de proteção de mananciais", destacou o chefe da pasta.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News