Louos

Secretaria promove mais uma reunião sobre o uso do solo

Processo de participação popular foi prorrogado até o final de abril; sugestões ainda podem ser feita pelo site

31/03/2022 às 05:30
Atualizada em 31/03/2022 às 07:34.
Divulgação/PMMC

A revisão da lei de Uso e Ocupação do Solo está prevista no Plano Diretor - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo prossegue com a agenda de reuniões técnicas sobre o processo de revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes (Louos).Anteontem à noite, foi realizado um encontro de trabalho na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que contou com a presença do secretário André Saraiva, além de técnicos das duas Pastas e lideranças ligadas à área ambiental.

O secretário Claudio de Faria Rodrigues vem comandando as reuniões e lembra que o processo de participação popular foi prorrogado até o final de abril. As sugestões da população podem ser feitas pelo site. "O projeto vem sendo construído a partir da participação das pessoas, em um processo democrático e que busca justamente incluir as demandas da sociedade. Queremos uma legislação renovada, que seja resultado da participação social e que reflita o que os mogianos querem para o seu município. O debate tem sido muito bom, este é momento de ouvirmos as pessoas para construirmos juntos este aperfeiçoamento da legislação", explicou o secretário.

As reuniões vêm ocorrendo em várias entidades e associações. No dia 22 de março, Claudio Rodrigues e sua equipe estiveram na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAAMC). No dia 21 de fevereiro, o encontro ocorreu com os vereadores e foi proveitoso, assim como a reunião realizada na Associação Comercial de Mogi das Cruzes, no dia 24 do mês passado. Em todas as oportunidades, Claudio Rodrigues fez uma explanação sobre a importância da lei e principalmente sobre a participação popular.

Planejamento

A Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo foi instituída pela Lei Municipal nº 7.200, de 31 de agosto de 2016, e é um dos principais instrumentos de planejamento territorial da cidade, reunindo as regras do zoneamento e a definição dos parâmetros de uso e de ocupação do solo.

A revisão da lei está prevista no novo Plano Diretor de Mogi das Cruzes, aprovado pela Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019. "Fizemos a revisão do Plano Diretor e o artigo 242 determina que a legislação urbanística municipal deverá ser revista e alterada para ajuste e adequação aos seus dispositivos legais, assegurada a ampla participação popular na discussão dos temas abordados", detalha o secretário. Já foram realizadas reuniões com órgãos da Administração Municipal (ocorridas entre fevereiro e junho do ano passado) e encontros setoriais.

Claudio Rodrigues lembrou que, após o prazo de apresentação das sugestões, a etapa seguinte será dedicada à avaliação das condições atuais de ocupação do território e identificação de convergências e divergências. A próxima fase prevê o alinhamento dos conceitos e estratégias centrais para a nova legislação, enquanto a etapa posterior será dedicada à construção da minuta do projeto de lei.

Assim que a proposta estiver elaborada, será encaminhada ao Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), onde passará por deliberação. O passo seguinte é o encaminhamento ao poder Legislativo, onde o projeto será analisado pelos vereadores e estará aberto para receber novas contribuições.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News