Covid-19

Ocupação de leitos chega a zero

Unidades que chegaram a ter até 100% de ocupação de UTI e enfermaria hoje estudam remanejamento de leitos

André Diniz
01/04/2022 às 05:30
Atualizada em 01/04/2022 às 06:37.
Arquivo/Mogi News

Unidades registram pouca ou nenhuma internação - FOTO: Arquivo/Mogi News

Região - Um ano após o pico da segunda onda da pandemia do coronavírus (Covid-19), a ocupação dos leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais municipais e estaduais chegou ao patamar de ocupação zero em muitas das unidades - inclusive levando alguns municípios a cogitar o remanejamento de leitos para o futuro.

Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a ocupação de leitos na rede municipal é de dez em 60 leitos para UTI e nove dos 109 para casos de Enfermaria - respectivamente, a taxa de ocupação é de 16,6% e 8,25%. No ano passado, a ocupação estava em 100% com 411 pessoas internadas, sendo 166 na UTI e 245 nas enfermarias. A Pasta da Saúde também informou que desde agosto do ano passado o município mudou a apresentação da ocupação dos leitos pela desmobilização das alas exclusivas nos hospitais, devido à de internações.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde registrou que nenhum dos 22 leitos de Enfermaria do Pronto-Socorro Municipal estava ocupado com pacientes do novo coronavírus, sendo que há um ano o mesmo local contava com 66 vagas de Enfermaria disponíveis e ocupadas, e 16 dos 20 leitos de UTI com pacientes. O município reforçou que a redução de leitos não ocorreu em 2022, tendo sido feita no ano passado.

Guararema informou que dos oito leitos para casos respiratórios, nenhum se encontra ocupado - mesmo número registrado em 31 de março do ano passado. "Não houve redução de leitos entre janeiro e março deste ano, sendo que o remanejamento foi feito em novembro do ano passado", apontou o município. Na cidade de Poá há apenas um leito de emergência, de dois disponíveis, ocupado, sendo que os dois leitos de Enfermaria seguem vazios

A Secretaria de Saúde de Santa Isabel declarou ontem que os 11 leitos de Enfermaria e os três leitos com suporte ventilatório pulmonar seguem sem pacientes, marca alcançada desde o início da semana. "A positividade para a Covid-19 está muito próximo de zero, o que nos próximos dias, em reunião com o prestador de serviços, iremos inativar ou reduzir minimamente os leitos específicos", declarou.

Estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 na região metropolitana de São Paulo é de 28,2% para os leitos de emergência e 24,6% para enfermaria, sendo que há um ano os índices respectivamente eram de 88,5% para UTI e 85,5% para casos de média complexidade.

Segundo a pasta estadual, o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba está com seus dez leitos de UTI e 20 de enfermaria sem pacientes, sendo que no ano passado a lotação era completa na unidade hospitalar.

Os leitos do Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes, bem como o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, tiveram seus leitos redirecionados para outras patologias. No ano passado, a unidade de Ferraz de Vasconcelos estava com seus 52 leitos (26 de UTI e 26 de enfermaria) ocupados, enquanto que em Mogi o nível de ocupação era de 91% para enfermaria e 100% para UTI.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News