Economia

Alta dos preços impacta feirantes e consumidores

Cenoura, tomate e frutas foram alguns dos produtos que puxaram a alta dos alimentos

Ingrid Leone
03/04/2022 às 05:30
Atualizada em 03/04/2022 às 07:48.
Divulgação/Ingrid Leone

Feirantes apontam problemas com aumentos - FOTO: Divulgação/Ingrid Leone

Mogi - O aumento de preços têm impactado comerciantes e consumidores. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou altas significativas em alimentos como cenoura (45,65%), tomate (15,46%) e frutas (6,34%). A reportagem esteve ontem em uma feira no Jardim Santista, em Mogi das Cruzes. 

O comerciante Eunides Batista da Silva Junior, dono de uma barraca de coco e derivados, afirmou que sentiu o aumento no valor dos alimentos, o que ocorreria naturalmente apenas entre os meses de novembro e dezembro. Segundo ele, a variação de preços não atinge apenas os produtos, como também a logística. Em março, houve o mega-aumento da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. 

Alessandro Benedito Marcelino, que tem uma barraca de peixes, afirmou que vive a pior situação financeira em mais de 30 anos. "Eu nunca vi uma situação dessa nesses 35 anos de trabalho. Infelizmente a tendência é piorar, apesar de torcer por uma melhora, não tenho nenhuma perspectiva", disse.

O vendedor de frango e miúdos de boi, Humberto Arisi, disse que também sente o impacto como consumidor. "Da mesma forma que o consumidor sofre aqui, eu sofro no supermercado. Hoje com R$ 100 você só traz a sacolinha". A aposentada Debie Dias de Souza Cunha afirmou que não tem mais condições de pensar em fazer uma compra mensal e avalia o que vai comprar para conseguir economizar.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News