Projeto-Piloto

Sistema de transporte Pronto! se inicia amanhã

Um dos objetivos é diminuir a quantidade de ônibus no centro e interligar os terminais

02/04/2022 às 05:30
Atualizada em 02/04/2022 às 07:41.
Pedro Chaverdar/PMMC

Para ligar os terminais de Mogi das Cruzes, três linhas circulares serão criadas - FOTO: Pedro Chaverdar/PMMC

Mogi - O Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo, começa a operar amanhã, com o projeto-piloto que traz novidades para deixar o serviço mais moderno. Neste momento, as alterações ocorrerão em linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú, além da criação de uma nova Linha Expressa e três Linhas Circulares.

A principal é a diminuição de circulação dos ônibus na região central, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos. Esta medida garante viagens mais rápidas, com mais previsibilidade de horários e pontualidade no atendimento aos bairros, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do centro nos trajetos.

As linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes e se chamarão E404 e E405, respectivamente. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central, passando a ser denominadas C392 e C393.

Foi possível também ampliar o atendimento aos bairros, com um total de 55 novos horários. A reprogramação foi feita ouvindo a população por meio do Programa Participa Mogi Mobilidade, em que os moradores puderam indicar os melhores horários a serem implantados.

A linha E404 (Conjunto Residencial Toyama) terá o acréscimo de 10 novas viagens, enquanto a linha E405 (Conjunto Residencial Cocuera) será beneficiada com 13 novas partidas. Ainda nesta região da cidade, a linha E493 (Cocuera - Lago Azul) terá 18 novos horários. Já na região de Biritiba Ussú, as linhas C392 (Manoel Ferreira) e C393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) terão sete novas partidas cada uma, somando 14 viagens.

Para orientar a população, a Prefeitura está distribuindo materiais informativos nos Terminais Central e Estudantes, nos ônibus e nos bairros participantes do projeto-piloto.

Linhas

Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.

Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico de Mogi das Cruzes, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.

Veja mais detalhes em: Pronto! terá linhas circulares para ligar os terminais e atender o Centro

Integração

Os passageiros participantes do projeto-piloto também terão mais benefícios na integração do transporte coletivo, o que vai garantir mais economia nas viagens para quem utiliza mais de um ônibus. Eles poderão fazer a integração gratuita com qualquer linha da cidade, pelo prazo de 1h30. Pelo sistema atual, a integração só é possível para linhas de outras regiões.

A princípio, a nova integração será válida para as linhas das regiões participantes do projeto-piloto, mas será ampliada gradativamente para outras regiões da cidade.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News