Vigilância Socioassistencial

Boletim mostra predominância das mulheres na rede do Suas

Rede é composta por 810 trabalhadoras e trabalhadores, sendo 620 mulheres - ou seja, mais de ¾ do total.

03/04/2022 às 05:30
Atualizada em 03/04/2022 às 07:47.
Divulgação

Mulheres representam 87% das profissionais de nível superior e 83% dos cargos de chefia - FOTO: Divulgação

Mogi- Visando homenagear todas as mulheres do Sistema Único de Assistência Social (Suas), tanto as trabalhadoras como as usuárias da rede, e enaltecer o papel fundamental que elas desempenham no desenvolvimento de boas práticas e políticas públicas, a Vigilância Socioassistencial de Mogi das Cruzes produziu um boletim, que mostra quem são essas mulheres, quais perfis elas têm e onde atuam.

O estudo mostra que a rede socioassistencial de Mogi das Cruzes é composta por 810 trabalhadoras e trabalhadores, sendo 620 mulheres - ou seja, mais de ¾ do total. São 38 mulheres atuando no órgão gestor, 243 no setor de Proteção Social Básica, 320 na Proteção Social Especial e outras 18 nos três Conselhos Tutelares na cidade. Nesse último caso, só há mulheres entre as profissionais atuantes.

O boletim traz também uma visão sobre o perfil dessas mulheres com informações de faixa etária, grau de escolaridade, local de atuação e cargo. As mulheres aparecem em maior número em quase todos os locais da rede, e também em todos os cargos, representando 87% das profissionais de nível superior e 83% dos cargos de chefia.

No Cadastro Único, que reúne informações sobre a população de baixa renda do município e contém informações de quase 30% da população mogiana, o público feminino responde por 58% do total. Em números absolutos, são 75.361 mulheres do município inscritas.

Sobre os atendimentos na rede socioassistencial, mais uma vez as mulheres aparecem como maioria. Na Central do CadÚnico, 85% das pessoas atendidas são mulheres; nas sete unidades do Cras elas representam 76% dos atendimentos; nas duas unidades do CREAS respondem por 71% e nos Conselhos Tutelares, são 80%.

A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à gestão do Suas, que tem como objetivo a produção e sistematização de informações territorializadas sobre situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos, bem como a análise do padrão e qualidade dos serviços socioassistenciais ofertados pela política de assistência social.

Assim, é uma área de gestão da informação que apoia as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais. Sua atuação se relaciona com fornecimento de dados, mapeamentos, construção de indicadores, diagnósticos e análises que contribuam para o planejamento e desenvolvimento de ações preventivas e proativas junto à população.

A área de Vigilância Socioassistencial vem sendo estruturada pela Secretaria de Assistência Social desde 2013. Dentre as diversas ações realizadas, destacam-se o gerenciamento do Sistema Informatizado e Prontuário Digital - IRSAS e o Diagnóstico Socioterritorial de Mogi das Cruzes que é de acesso público pela plataforma online "Visor de Informações para o Sistema Único de Assistência Social - VISUAS" disponível no link: http://semas.mogidascruzes.sp.gov.br/

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News