Capoeira Ocupa

Cultura inicia seleção de propostas para projeto

05/04/2022 às 05:30
Atualizada em 05/04/2022 às 08:22.
Ney Sarmento/PMMC

Capoeira - FOTO: Ney Sarmento/PMMC

Mogi- Estão abertas as inscrições para professores, mestres, academias e escolas de capoeira que desejam participar do projeto Capoeira Ocupa, da Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se de uma iniciativa que visa celebrar e preservar os costumes e a relevância da capoeira presente em Mogi das Cruzes e no Brasil. Além de remeter à cultura preta do país, a roda de capoeira é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da humanidade.

A equipe da Secretaria de Cultura já havia iniciado um diálogo com pessoas que pertencem ao universo da capoeira na cidade e a ideia é começar a promover ações que contribuam para a disseminação dessa representação cultural, que mistura esporte, dança, música, cultura popular, luta, dança e brincadeira. Para isso, a seleção dos interessados serve como primeira etapa.

É possível se inscrever por formulário online, com prazo máximo no dia 25 de abril. Aos interessados, é imprescindível estar no Cadastro de Artistas e Profissionais da Arte e Cultura de Mogi das Cruzes e há também as categorias das propostas que podem ser inscritas, conforme as modalidades da capoeira. São elas: regional, angola, contemporânea, puxada de rede, maculelê e aulão.

A capoeira regional é uma manifestação da cultura baiana, reconhecida por seu jogo rápido e alto. Já a modalidade angola se refere à busca pela ancestralidade e possui, em regra, movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. A contemporânea, por sua vez, é uma mescla entre as duas primeiras categorias.

A puxada de rede é uma encenação lúdica, que retrata a atividade pesqueira de negros recém-libertos, enquanto que o maculelê, também originário da Bahia, é uma expressão teatral, que conta por meio de dança e cânticos a história de um jovem guerreiro que se tornou herói da tribo. O aulão, por fim, consiste em abrir ao público a prática de capoeira.

O processo de seleção se dará em duas etapas (admissão e seleção) e a última será comandada por uma comissão, que levará em conta critérios como atuação, narrativa, tema e proposta. A previsão é que a relação final de projetos contemplados, suplentes e desclassificados seja publicada em 18 de maio.

Para mais informações, a Secretaria de Cultura está localizada na Rua José Bonifácio, 516, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas o telefone é o 4798-6900.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News