Solidariedade

Contribuintes podem ajudar Fundos Municipais a partir do IR

Por meio do imposto de renda, é possível ajudar o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e também do Idoso

Portal News
05/04/2022 às 05:30
Atualizada em 05/04/2022 às 08:04.
Arquivo/PMMC

Pessoas físicas, o limite é de 3% a 6%, já para as pessoas jurídicas, o limite é de 1% - FOTO: Arquivo/PMMC

Mogi- Os contribuintes podem aproveitar o período já aberto para a declaração do Imposto de Renda 2022 e praticar uma ação de cidadania fiscal. A partir do Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também para o Fundo Municipal do Idoso, sem ter qualquer custo adicional por isso. Assim, é possível ajudar, sem nenhum impacto financeiro, ações e projetos de âmbito municipal que zelam pelos direitos das crianças, adolescentes e idosos.

É possível contribuir diretamente no ato da declaração ou então fazer uma doação a algum dos Fundos e depois deduzi-la no Imposto de Renda. Para as pessoas físicas, o limite é de 3% a 6% (3% quando a doação é feita diretamente no ato da declaração e 6% quando a doação é feita ao Fundo e depois declarada). Já para as pessoas jurídicas, o limite é de 1%.

Tanto na doação durante o ano quanto no ato da declaração, a pessoa física terá que optar pelo modelo completo da declaração de IRPF. A pessoa física que quer destinar até 6% do imposto devido no ano para algum dos Fundos precisa primeiramente fazer a doação a um dos Fundos Municipais, por meio de depósito bancário. Depois, é preciso solicitar junto à Casa dos Conselhos o recibo de destinação, mediante apresentação do comprovante de depósito bancário. Com o recibo em mãos, a pessoa deve declarar a doação feita.

A doação deve ser declarada na ficha Doações Efetuadas, mediante seleção dos códigos que aludem aos Estatutos da Criança e do Adolescente e ao Estatuto do Idoso. Depois, o contribuinte deve selecionar o nome do Fundo para o qual doou, informar o CNPJ do Fundo e o valor doado.

Também é possível contribuir diretamente no ato do preenchimento da declaração, porém neste caso, para pessoas físicas, o sistema já calcula o valor que poderá ser destinado, que corresponde a 3% do imposto devido. Esse valor será descontado do total, portanto o contribuinte não paga nada a mais por isso.

Na prática, quem tem imposto a pagar retira parte do valor que recolheria ao Tesouro Nacional e direciona esse recurso a um ou mais fundos. Já quem tem imposto a restituir diminui parte do imposto retido na fonte e pago ao Tesouro Nacional, depositando-o em um ou mais fundos e é ressarcido com esse valor em sua restituição.

No ato da declaração, a pessoa deve selecionar a ficha Doações Diretamente na Declaração, selecionar o tipo de Fundo (municipal) e depois preencher o valor - lembrando que no campo "valor disponível para doação" o próprio programa indica o limite disponível. Depois é preciso imprimir o DARF e pagá-lo até a data de vencimento.

Já as pessoas jurídicas que realizam a apuração do Imposto de Renda com base no lucro real podem destinar aos Fundos até 1% de seu imposto de renda devido até o último dia útil do ano. A doação pode ser deduzida do imposto devido no trimestre, para pessoas jurídicas que apuram o imposto trimestralmente ou do imposto devido mensalmente e no ajuste anual. A doação para os Fundos contribuem para que pessoas jurídicas adquiram reconhecimento, como o Selo Organização Amiga da Criança.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site da Prefeitura www.mogidascruzes.sp.gov.br

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News