trabalho

Setor de Prestação de Serviços oscila na criação de empregos

Alguns municípios registraram abertura de novas vagas para o segmento, enquanto outros fecharam postos

05/04/2022 às 05:30
Atualizada em 05/04/2022 às 14:12.
Julien Pereira/Secom Poá

empregos - FOTO: Julien Pereira/Secom Poá

Região - O saldo de fevereiro do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, revelado na última semana, mostrou que o setor de Prestação de Serviços tornou-se destaque positiva e negativamente ao mesmo tempo no Alto Tietê, registrando recordes de contratação e demissão.

O levantamento aponta a variação entre contratações e demissões na totalidade e nos cinco setores da atividade comercial: Comércio, Indústria, Prestação de Serviços, Construção Civil e Agronegócio. No agregado regional, a prestação de serviços foi o que mais contratou no mês de fevereiro, com saldo de 731 vagas, deixando para trás o Comércio com 325 vagas, e a Indústria, com 119.

Mogi das Cruzes teve um saldo positivo de 1.010 vagas criadas: 3.384 admissões e 2.374 demissões, uma variação de 2,02% em relação ao mês anterior

Em Suzano, por sua vez, setor de Serviços teve um recuo de 0,88% em relação ao mês anterior, com um saldo negativo de 278 vagas. No segundo mês do ano, foram 1.974 contratações e 2.252 demissões. Somando todos os empregos criados e fechados, a cidade fechou o mês de fevereiro com saldo negativo de 47 vagas fechadas.

Já em Santa Isabel, o impacto das demissões no setor foi maior, onde o Caged registrou uma queda de 14,36% no saldo para empresas Prestadoras de Serviços, na comparação com janeiro. No total, foram 129 trabalhadores e trabalhadoras admitidos, e 758 demissões, deixando um saldo de 629 vagas a menos. A cidade terminou o mês de fevereiro com 529 pessoas mais demitidas que contratadas.

Para Fádua Sleiman, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o segmento de Serviços foi um dos mais impactados pela pandemia, e o processo de flexibilização e a vacinação permitiram que os estabelecimentos pudessem retomar suas atividades. "Tradicionalmente o setor é um dos principais geradores de postos de trabalho não apenas no Alto Tietê, mas no país. Acreditamos que a tendência é que este crescimento se fortaleça", apontou.

A Prefeitura de Suzano informou por nota que considera o atual momento como de retomada da economia e de atenção, onde vem apresentando uma evolução considerável nos últimos anos, e era esperado que essa curva de ascensão, verificada desde 2017, chegasse a um patamar de estabilização.

"A administração municipal segue se mantendo como um elo entre o público que procura colocação no mercado de trabalho e o empresariado, a fim de ofertar vagas continuamente por meio do projeto Suzano Mais Emprego. Suzano tem potencial, segue em uma evolução e assim deve se manter", declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca.

Santa Isabel informou que o alto índice está relacionado a uma área, relacionada à nova concessão da rodovia Presidente Dutra (BR-116), que teve início em 1º de março, onde a CCR foi a ganhadora do novo contrato: "Acreditamos que é um movimento sazonal da economia, pois está relacionado à nova concessão. Não há uma tendência de demissão, e estamos trabalhando desde o início da gestão no projeto 'Cidade Empreendedora', em parceria com a sociedade civil e o governo do Estado para a qualificação profissional e capacitação dos empresários, além de gestão de renda".

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News