Participação popular

Secretaria realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Encontro aberto ao público ocorrerá amanhã no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, na região central

07/04/2022 às 05:30
Atualizada em 07/04/2022 às 06:24.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Objetivo é a apresentação de ideias para a Política Nacional de Saúde Mental - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará amanhã a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O encontro aberto ao público será das 9 às 16 horas, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884, centro), tendo como objetivo a apresentação de ideias para a construção da Política Nacional de Saúde Mental. Nos próximos meses o debate será elevado às esferas estadual e federal.

Nesta primeira edição, o tema será "Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS". A conferência será encabeçada pela Raps e suas respectivas equipes, sendo um encontro convocado pelo Conselho Nacional de Saúde. Especialmente neste período de retomada, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deve pautar as discussões. Segundo a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, toda população foi impactada de alguma forma com os efeitos da pandemia.

"Este é um tema que afeta toda a comunidade, por isso contamos com a participação do público. A ideia é entender melhor esses novos desafios na Saúde Mental para que possamos elaborar propostas assertivas e garantir ações, projetos e equipamentos que atendam às necessidades dos usuários. Conquistas e mudanças para a Saúde Mental no Brasil vieram a partir de movimentos populares como este. Um grande exemplo foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo que em Suzano contamos com quatro unidades", explicou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, endossa a ação, reforçando a importância da participação pública. "Este é um evento voltado à comunidade, não só a profissionais da área. Para nós, enquanto gestores e articuladores em Saúde, é muito necessário esse contato próximo para que possamos desenvolver um trabalho cada vez melhor no serviço público. Nosso objetivo é ouvir a população e debater ideias para a formulação de uma política nacional que vá ao encontro das dificuldades encontradas", pontuou.

Após a etapa municipal, a conferência segue para atividades restritas a delegados eleitos, com encontro em macrorregião programado para o dia 6 de junho. A fase estadual está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de junho. Já a etapa nacional acontecerá de 8 a 11 de novembro.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News