Tradição

Festival Akimatsuri retorna hoje após dois anos de interrupção

Evento está em sua 35ª edição e abre para o público a partir das 10 horas nos dois próximos finais de semana

08/04/2022 às 05:30
Atualizada em 08/04/2022 às 07:52.
Divulgação

Mesmo depois de dois anos, evento vai obedecer as normas sanitárias - FOTO: Divulgação

Mogi - Depois de dois anos de espera, o Bunkyo promove neste final de semana, e no próximo, o seu tradicional Festival de Outono Akimatsuri. Em sua 35ª edição, o evento tem muitas atrações e atividades para toda a família, que vão desde atrações culturais, exposição agrícola, venda de produtos e ampla praça de alimentação. O evento abre para o público às 10 horas

Seguindo todas as recomendações sanitárias que o momento ainda exige, o evento foi preparado para que a pessoa vivencie a cultura japonesa. Desde a decoração até as atrações de palco, oficinas culturais e praça de alimentação. "Nosso objetivo é oferecer uma experiência cultural com atividades que resgatam costumes e tradições japonesas", frisou o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda.

Outro ponto bastante destacado na festa é a contribuição japonesa para o desenvolvimento da agricultura na região, que ganha um pavilhão com exposição dos hortrifrutigranjeiros. "A agricultura é um motivo de orgulho para todos nós, por isso, sempre destacamos no Akimatsuri, que aliás surgiu justamente para agradecer as boas colheitas", destaca o presidente do Bunkyo.

São mais de 40 atrações nikkeis sobem no palco durante os quatro dias de atividades, com shows musicais japoneses, com instrumentos clássicos, danças típicas e apresentação de taiko, que são os tambores japoneses. São grupos que trazem um pouco da cultura de cada província do Japão. O festival também tem uma Vila Cultural com Tanabata, árvore na qual são penduradas filipetas de papel com pedidos para que sejam atendidos e o Buda para que o visitante molhe-o com água doce para que seus desejos sejam realizados. A Cerimônia do Chá é outra atração disponível.

Lanternas

A cerimônia de Tooro Nagashi é um dos pontos mais fortes no Akimatsuri, porém acontece apenas no primeiro sábado. É uma tradição japonesa de soltar lanternas feitas de isopor com uma vela dentro em uma lagoa. No Japão, isso é feito no feriado de Finados, a fim de homenagear os entes queridos. No Akimatsuri, a tradição é praticada para unir a família e despertar nas crianças sentimentos de gratidão, amor e fé. Qualquer pessoa pode participar. Cada tooro ou lanterna, é vendido a R$ 15. A quantidade é limitada e está sujeita à disponibilidade do momento. Por isso, é recomendado que os pais comprem com antecedência. O Tooro Nagashi acontecerá às 17h30 do sábado, mas o evento abre para o público, às 10 horas, já o concurso Miss Akimatsuri é um dos principais eventos do primeiro sábado. Concorrem ao título de mais bela Nikkei da região, 11 mulheres com ascendência japonesa. O concurso começa às 19h30.

Alimentação

O Akimatsuri tem uma ampla praça de alimentação, com mais de 30 boxes em que o visitante pode encontrar deliciosos pratos da culinária japonesa, dentre outros. Neste ano, a novidade é o Pastel de Belém da Quinta do Olivardo, de São Roque, eleito o melhor do Estado, em premiação realizada no Festival Gastronômico Sabor de SP, promovido em novembro do ano passado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News