Entrevista

Colunista celebra cem artigos escritos

Luiz Felipe Da Guarda chega ao centésimo artigo - jornada começou em 2014; espaço sempre tratou de temas ligados à saúde e qualidade de vida

André Diniz
15/04/2022 às 05:30
Atualizada em 15/04/2022 às 08:21.
Divulgação

Articulista destaca sua jornada como colaborador do jornal e profissional - FOTO: Divulgação

Mogi - O fisioterapeuta Luiz Felipe Da Guarda completou ontem uma marca dentro do grupo MogiNews/DAT, com sua centésima participação como articulista. Em uma breve conversa, Da Guarda falou sobre sua jornada como colaborador do jornal, como profissional e sobre os desafios em quase oito anos de atuação.

O fisioterapeuta contou que recebeu o convite para atuar em parceria com o jornal em 2014, a convite do diretor do Grupo MogiNews, Sidney Moraes. "Conversando com ele, soube que teria um espaço quinzenal para falar de saúde. Pensei em fazer deste espaço um tema único. Decidi abranger o tema da saúde funcional, que conseguiria trabalhar com diversos artigos, sendo uma área bem ampla", contou.

Ao longo dos últimos quatro anos, Da Guarda reforçou sempre o trabalho por novos temas, abordando questões atuais e conceituais relacionadas à saúde e qualidade de vida, mas um dos episódios mais emblemáticos para ele foi o artigo de número 70, relacionado ao conceito da saúde funcional. "Sempre sou surpreendido com o retorno que trago em alguns assuntos abordados em outros textos, é muito gratificante sempre que posso ajudar uma pessoa a tirar dúvidas", disse.

Como fisioterapeuta, o articulista reforçou o impacto da pandemia de coronavírus (Covid-19) na saúde e na qualidade de vida, não apenas pelo vírus, mas pela mudança nos hábitos - incluindo o ambiente de trabalho, que em muitos casos foi do escritório para casa. "Vimos o impacto nas relações sociais e no psicológico de pessoas, principalmente nos jovens, que passaram a ter mais casos de síndrome do pânico e doenças psicoemocionais, além de problemas musculares e psicossomáticos. Outro ponto foi o aumento de doenças associadas à lesão por esforço repetitivo, devido à postura inadequada ou o ambiente de trabalho em casa", explicou.

No âmbito da saúde funcional, o maior desafio na visão de Luiz Felipe Da Guarda é, além do sedentarismo e da atividade física sem supervisão que, pode levar a lesões, a falta de informação sobre o trabalho dos especialistas em fisioterapia, que ganharam notoriedade depois da pandemia como integrantes da recuperação em casos graves.

"A busca de informação de forma incorreta na internet, com fontes sem credibilidade mas com muitos seguidores, pode levar as pessoas a ter uma noção incorreta de como um profissional nesta especialização atua. A saúde é complexa e tem individualidades, onde o bom profissional tem que trabalhar de acordo com o paciente, e não o contrário", explicou.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News