Mogi das Cruzes

Fundo Especial aos Bombeiros é aprovado pelos vereadores

Fundo será dedicado a fornecer recursos para equipamentos e despesas necessárias para o trabalho na cidade

André Diniz
20/04/2022 às 05:30
Atualizada em 20/04/2022 às 07:10.
Diego Barbieri/CMMC

Vereadores elogiaram ontem a proposta apresentada pela Prefeitura de Mogi - FOTO: Diego Barbieri/CMMC

Mogi - A Câmara aprovou na tarde de ontem o projeto de Lei, de autoria do prefeito Caio Cunha (Pode), que cria o Fundo Especial de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Febom), que permitirá captar e gerenciar recursos para a manutenção de equipamentos e despesas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo no município.

Segundo o projeto, o fundo será composto por subvenções e contribuições voluntárias de origem estatal ou privada, recursos da coparticipação de municípios vizinhos, além de juros bancários e rendas de capital do fundo. A propositura também autoriza a Prefeitura a abrir no orçamento um crédito adicional na Secretaria de Segurança de R$ 3 mil para a constituição do Fundo Especial.

O fundo será administrado por um conselho diretor, composto por seis integrantes: o prefeito de Mogi das Cruzes, o comandante dos Bombeiros na cidade, um integrante da Câmara de Vereadores, um membro da Comunidade indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o secretário municipal de Segurança e um oficial do Corpo de Bombeiros.

Todos os vereadores elogiaram a iniciativa do prefeito que, segundo Maurino José da Silva (Pode), o Policial Maurino, conta com exemplo semelhante em Guararema, e que a região depende da atuação dos agentes do Corpo de Bombeiros ao longo do ano. "Passamos pelo verão e a época de afogamentos, agora chegamos no inverno e passamos para o risco de incêndios na zona rural", explicou Maurino, que foi relator do projeto.

A matéria, após aprovação, segue para o Executivo, onde aguarda sanção ou veto do prefeito.

Outro projeto que foi aprovado foi a denominação do Centro de Lutas construído pela Prefeitura, no distrito de Jundiapeba, como "Centro de Lutas Boxeador Jackson Durães".

Hemodiálise

A Câmara também aprovou na tarde de ontem uma moção de apelo ao governo do Estado e aos deputados do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa para a união de esforços para acelerar vagas para hemodiálise de cidadãos de Mogi na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

Segundo o vereador Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, a demanda de mogianos pelo procedimento em outros municípios gera desconforto ao viajar por várias horas, sendo que o município conta com estrutura em hospitais estaduais, com o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.

A moção gerou críticas pelos vereadores sobre a atuação do governo do Estado na área da Saúde, onde lembraram outras moções de apelo por melhorias dos equipamentos. "Muitos pacientes de Mogi fazem hemodiálise fora, e muitos de outras cidades fazem aqui. Já buscamos o governo do Estado e a Diretoria Regional de Saúde para equilibrar essa conta, mas não tivemos resposta. As pessoas que precisam de hemodiálise merecem respeito e qualidade", afirmou o vereador José Francimário Vieira (PL), o Farofa.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News