Amanhã

Campanha vai recolher embalagens de agrotóxico

26/04/2022 às 05:30
Atualizada em 26/04/2022 às 08:44.
Divulgação/PMMC

Campanha oferece apoio aos produtores na logística de devolução para garantir o destino correto das embalagens - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - A Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato Rural promovem amanhã, das 8 às 14 horas, uma campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação será realizada em parceria com outras entidades do setor e acontecerá na Associação Cultural Agrícola do Itapeti, que fica na estrada São Bento do Lambari, km 25, no bairro do Itapeti.

"A campanha visa oferecer apoio aos produtores na logística de devolução para garantir o destino correto das embalagens, visto que por vezes a rotina de trabalho e a distância da unidade de recebimento da região dificultam esse procedimento.", explicou o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida.

A iniciativa contribui para a preservação do Meio Ambiente e também pretende alertar sobre a importância do descarte correto, orientando os produtores rurais sobre uma rotina necessária de cuidados. É preciso lavar muito bem as embalagens após o uso, aplicando a técnica de tríplice lavagem.

Passo a Passo

Primeiro, é preciso esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador e depois adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampando e agitando por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador e a operação deve ser repetida por três vezes.

Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, corte o fundo da embalagem ou faça furos para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.

Os frascos lavados e inutilizados devem ser armazenados em um local adequado e seguro até o descarte final. Todos os recipientes devolvidos - diretamente ou através da revenda - devem seguir para uma central de recebimento. As embalagens passam por um novo tratamento e de lá, seguem em blocos compactados e prensados para as indústrias recicladoras.

Vale ressaltar que é importante que as embalagens estejam acompanhadas dos respectivos recibos de compra e que o produtor precisa guardar o comprovante de devolução das embalagens, pois este é um documento que deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News