Tempo

Ventos de 60 km/h interrompem o fornecimento de eletricidade

Vendaval que atingiu a região no final de semana também deixou a defesa civil em alerta por causa das árvores

Aline Sabino
26/04/2022 às 05:30
Atualizada em 26/04/2022 às 08:06.
Mogi News/Arquivo

Vendaval derrubou árvores durante o sábado em Mogi das Cruzes e Suzano - FOTO: Mogi News/Arquivo

Região - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no último sábado, alertas sobre uma ventania em diversas cidades da região. A velocidade do vento chegou a 60 km/h. O maior prejuízo foi na rede elétrica. Desde o vendaval, somente em Mogi das Cruzes, segundo a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, até o foram mais de 1.500 ocorrências registradas desde sábado, sendo que 89% dos clientes impactados tiveram o fornecimento restabelecido. Ainda estavam sendo atendidos os bairros: Vila Jundiapeba, Vila Industrial, Cocuera, Irohy, Pomar do Carmo, Parque Castellano, Botujuru e Sabaúna.

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Defesa Civil recebeu apenas uma solicitação sobre estragos causados pela ventania. O cercamento em madeira (tapume) de um terreno, localizado na avenida Braz de Pina, altura do número 920, foi derrubado pelas rajadas de vento. "A equipe da Defesa Civil foi ao local e constatou que não houve vítimas e nem riscos estruturais ao muro do terreno", disse a nota.

Também, segundo informações da administração municipal, foi registrada a queda de uma árvore na rua Francisco Adolfo de Varnhagem, na Vila Suissa. No local houve interrupção no fornecimento de energia elétrica para que pudesse ser feita a retirada da árvore pela equipe da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A Pasta também registrou queda de uma árvore na região das ruas Projetadas, no Rodeio, e de um bambuzal no distrito de Biritiba Ussú. Em toda a cidade houve quedas de galhos, mas sem gravidade.

Em Suzano, a Prefeitura informou que a Defesa Civil atendeu a uma ocorrência no início da tarde do sábado passado, por volta das 14 horas, na rua Ada Corregiari Federici, no bairro Chácaras Duchen, distrito de Palmeiras. Em razão dos fortes ventos, parte de uma árvore caiu sobre a fiação aérea de energia elétrica. A EDP foi acionada para fazer a remoção e os reparos necessários. Em seguida, a Defesa Civil cortou a árvore.

A EDP, informou que segue atuando com equipes reforçadas e mobilizadas para os atendimentos originados pelos fortes ventos registrados no último sábado na região, que elevou em mais de 25 vezes o nível de criticidade da operação do sistema elétrico local comparado a um dia normal. De acordo com a concessionária de energia, mais de 400 colaboradores atuam nas ruas focados na normalização do serviço e o tempo varia de acordo com a complexidade de cada caso. Em diversas ocorrências, a companhia trabalha em parceria com órgãos municipais, como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Em caso de eventos de grande proporção como este, "a EDP atua com procedimento de priorização no atendimento, primeiramente, na solução de casos que envolvam hospitais, clientes com uso de equipamento essencial à vida e unidades de serviço essencial', informou a distribuidora.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News