Acompanhamento

Saúde realiza testagem sobre anemia falciforme

26/04/2022 às 05:30
Atualizada em 26/04/2022 às 08:04.
Glaucia Paulino/Secop Suzano

Testagem e orientação sobre anemia falciforme - FOTO: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Suzano- A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem ações de cuidado e orientação a respeito de casos de anemia falciforme nos bairros Vila Amorim e Jardim Suzanópolis. Os processos direcionados aos moradores da região foram acompanhados pela diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, que promoveu as palestras nas unidades junto aos profissionais dos locais designados.

As testagens foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésia Benedita Miguel, do Jardim Suzanópolis, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. Nos períodos manhã e tarde, os profissionais da Saúde conduziram o processo de coleta de sangue para identificação de glóbulos falciformes no sangue dos pacientes, sendo parte da conscientização acerca da doença.

As unidades também tiveram palestras ministradas pelos servidores acerca da doença falciforme, indicando o modo de adquirir a condição, formas para tratar o quadro anêmico e identificar o nível de risco à saúde, que pode variar entre leve, moderado e grave, desde a presença do traço falciforme sem manifestação na corrente sanguínea até sintomas, como feridas na pele, fadiga acentuada e bloqueio do fluxo de oxigênio do sangue.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, o acompanhamento direto aos municípios pode garantir um diagnóstico mais rápido da condição. "Antes de tudo, buscamos ressaltar que a anemia falciforme não é algo transmissível como um vírus ou bactéria, mas, sim, por via hereditária, diretamente no desenvolvimento do feto. Um simples exame de sangue pode comprovar a presença ou não do traço anêmico e, a partir desse ponto, oferecemos essa assistência para identificar a gravidade dos casos", informou

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News