Saúde

Região se prepara para Dia D de vacinação que ocorre amanhã

Municípios irão oferecer as doses contra sarampo, gripe e coronavírus para quem ainda não se imunizou

André Diniz
29/04/2022 às 05:30
Atualizada em 29/04/2022 às 07:24.
Glaucia Paulino/Secop Suzano

Campanha terá como foco os idosos acima de 60, grávidas, crianças e puérperas - FOTO: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Alto Tietê - A Secretaria de Estado da Saúde está organizando para amanhã o Dia D de vacinação contra a gripe, sarampo e o coronavírus (Covid-19). As cidades da região preparam uma programação especial para o atendimento.

A campanha terá como principais focos os maiores de 60 anos, trabalhadores da saúde, mulheres grávidas e que deram à luz recentemente, para vacina contra a gripe; crianças de seis meses até 4 anos incompletos também poderão receber a dose da vacina contra o sarampo.

Em Poá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão o atendimento para gripe, sarampo e Covid-19 das 9 às 16 horas. A Secretaria de Saúde do município também irá realizar neste sábado uma ação preventiva para detecção do câncer bucal, com orientações e exames preventivos para lesões. Para a direção do Departamento de Vigilância de Saúde, comandada por Leonardo Barbosa Garcia, o maior objetivo é ampliar o acesso às vacinas e estimular a população, principalmente aqueles que estão com doses em atraso.

Já na cidade de Mogi das Cruzes, a vacinação terá início às 8 e vai até 17 horas, com todos os postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF), na Única do distrito de Jundiapeba e no PACS Nova Jundiapeba. Já no drive-thru do Pró-Hiper, no Centro Cívico, a vacinação será das 9 às 16 horas apenas para o público adulto.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que as 24 UBSs e Unidades Saúde da Família (USFs) estarão disponíveis para a vacinação, com uma expectativa de aplicar entre 5 e 13 mil doses contra a gripe, sendo que estão aptos para imunização 19,5 mil pessoas entre idosos, gestantes, puérperas e trabalhadores da Saúde.

A Prefeitura de Arujá afirmou que colocará à disposição da população oito pontos fixos e dois postos volantes, que serão dedicados a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção para a vacina contra a influenza. "A expectativa de adesão é boa, pois se trata de uma ação ao final de semana, que foi amplamente divulgada e que poderá alcançar o público que ainda não recebeu a vacina por dificuldades de comparecer nos dias úteis e no horário comercial", afirmou o comando da Saúde de Arujá, que estima ter até 15,1 mil doses utilizadas.

Em Ferraz de Vasconcelos, a administração municipal estima que 13,3 mil crianças estão aptas para receber as vacinas contra sarampo e gripe, e que dos 21,1 mil pessoas com mais de 60 anos para a vacina da gripe, 5,7 mil já receberam a dose; dos 4.395 profissionais da saúde, 1.608 já estão protegidos. "Já é mais do que provado que a vacina protege, então precisamos da participação de todos para mais esta ação", conclamou Clécio Gonçalves, secretário de Saúde da cidade.

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria da Saúde, informou que a campanha de vacinação para sarampo, Covid-19 e Influenza será realizada em quatro pontos das 9 às 15 horas: no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), no Centro; na Unidade de Vacinação no bairro Nogueira; e nas UbS Benedicto Antonio Mariano (no Lambari) e Guiomar Franco da Cunha (no Jardim Dulce).

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News