Solo

Rebaixamento de lençol freático pode ser temporário ou fixo

O rebaixamento de lençol freático pelo processo de bombeamento direto é o mais simples de todos os sistemas

Orlando Pozzani Junior
29/04/2022 às 05:30
Atualizada em 29/04/2022 às 07:07.
Mogi News/Arquivo

Rebaixamento ocorre para melhorar condições do solo - FOTO: Mogi News/Arquivo

O rebaixamento de lençol freático é utilizado para melhorar as condições para a execução de escavação ou estabilização do solo. E pode ser temporária ou permanente.

Os principais métodos utilizados são: bombeamento direto, ponteiras filtrantes, poços profundos, drenagem por eletrosmose, drenos verticais de alívio, drenos horizontais profundos e galerias de drenagem.

Dependendo da geologia da região, o efeito do rebaixamento pode atingir grandes distâncias, causando efeitos indesejáveis. O rebaixamento diminui a quantidade de água no solo e, consequentemente, a pressão neutra, com o correspondente aumento da pressão efetiva, provocando o adensamento do terreno, com recalques.

Neste artigo, vamos nos ater aos dois primeiros métodos, que são os mais utilizados.

O rebaixamento de lençol freático pelo processo de bombeamento direto é o mais simples de todos os sistemas e consiste em bombear a água para fora da área de trabalho por meio de valetas executadas no fundo da escavação. Este método é utilizado somente em obras pequenas, pois pode fazer o carreamento de partículas do solo na água bombeada. Muitas vezes, é associado com o uso de mantas geotêxteis que servem como filtros.

Já o método de ponteiras filtrantes, também conhecido como "well points", foi utilizado pela primeira vez em 1896, na Alemanha. As ponteiras são tubos de aço galvanizado ou PVC, com diâmetros 1.1/4" ou 1.1/2", comprimento entre 30 centímentros e 100cm, perfurados e envolvidos por tela de nylon, #0,6mm, ou geotêxtil.

Em solos arenosos, sem a presença de argila ou silte, e a pequenas profundidades, pode ser dispensado o uso de elementos filtrantes. Cada ponteira retira entre um e dois metros cúbicos por hora de água do subsolo. É instalado um tanque de vácuo, ligado à uma bomba correspondente, e este tanque é ligado ao tubo coletor, por onde é extraída a água do solo, por meio de sucção, através das ponteiras. E uma bomba centrífuga leva esta água até sua destinação.

Para a instalação das ponteiras, são abertos poços com diâmetros entre 10cm e 15cm, a uma profundidade abaixo do nível da escavação pretendida, e espaçados com, no mínimo, 15 vezes o diâmetro dos tubos a serem instalados.

Após a instalação das ponteiras, a parte superior do poço é selada com argila. Este método é de simples instalação e custo relativamente baixo, porém limita-se a um rebaixamento de, no máximo, sete metros, para solos permeáveis e ao nível do mar. Em casos que requeiram profundidades maiores, devem ser usados vários estágios, em níveis diferentes.

Os recalques no terreno, devido ao rebaixamento de lençol freático, podem, em alguns casos, dependendo da natureza do solo, chegar a distâncias de até 100 metros. Estes recalques são mais frequentes em construções leves, normalmente apoiadas em fundações rasas. Recomenda-se que o construtor, antes de iniciar a obra, faça um cadastramento detalhado de todos os imóveis vizinhos e dentro da possível área de influência, a fim de registrar e documentar a real situação dos mesmos.

*Orlando Pozzani Junior é Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News