Cultura

Luta Antimanicomial é tema na programação do Cineteatro

01/05/2022 às 05:30
Atualizada em 01/05/2022 às 08:38.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Cineteatro fica na rua Paraná, 70 - Jardim Paulista - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal Cultura preparou para este mês de maio uma programação temática para o Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 - Jardim Paulista), especialmente voltada à Luta Antimanicomial, que reforça a defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Ao todo, serão 25 sessões exibidas no equipamento neste mês, das quais cinco fazem parte da programação planejada para toda terça-feira, às 10 horas.

O mês se inicia com o filme "Nise: O Coração da Loucura", que retrata a trajetória da psiquiatra Nise da Silveira. A profissional foi precursora da terapia ocupacional, utilizando-se do amor e da arte em uma época em que os pacientes eram submetidos a tratamentos de eletrochoque e lobotomia. A obra, que traz Glória Pires interpretando a personagem principal, será exibida gratuitamente na próxima terça-feira, às 10 horas.

Na semana seguinte, a programação especial traz o documentário "Estamira", que aborda a vida de Estamira Gomes de Sousa, uma senhora com distúrbios mentais que vivia em um lixão no Rio de Janeiro. A obra é uma produção de José Padilha, diretor de "Tropa de Elite" e outros sucessos nacionais. O documentário será exibido no dia 10 de maio, às 10 horas.

Na terça-feira seguinte (17/05), também às 10 horas, será a vez do filme "Toc Toc", que trata com humor o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Os diferentes personagens trazem as formas de manifestação e, de uma maneira sensível, retratam o sofrimento e a dificuldade na convivência com o transtorno. Na penúltima terça-feira do mês (24/05), no mesmo horário, o cineteatro exibe "Garota, Interrompida".

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News