Saúde

Dia-D tem expectativas frustradas por mau tempo

Mesmo após o mutirão de sábado passado, doses ainda podem ser encontradas nas UBSs

André Diniz
03/05/2022 às 05:30
Atualizada em 03/05/2022 às 07:33.
Glaucia Paulino/Secop Suzano

Região pode receber novos mutirões de vacinação - FOTO: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Alto Tietê - Balanço do Dia-D de vacinação contra sarampo, gripe e o coronavírus (Covid-19), realizado neste sábado, mostrou, ontem, resultados mistos entre as secretarias de Saúde das cidades do Alto Tietê a respeito do comparecimento da população à imunização.

A campanha foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde e teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal de doenças para o período de inverno, onde os casos de gripe possuem um aumento devido às baixas temperaturas.

Em Mogi das Cruzes, foram aplicadas mais de 7,4 mil doses de vacinas, sendo 3.824 para influenza, 2.314 para sarampo e 1.304 para a Covid-19. Na avaliação da Prefeitura, os resultados poderiam ter sido melhores, se não fossem as condições do tempo que afastaram a população, mas as doses seguem disponíveis. "As doses podem ser aplicadas em qualquer unidade ou nos drive-thru do Pró-Hiper no Centro Cívico, neste caso somente para adultos", explicou a administração municipal.

Em Ferraz de Vasconcelos, foram 1,9 mil doses, sendo 775 para sarampo e 1.125 para a gripe nos postos fixos e volantes da cidade, onde a chuva também acabou atrapalhando o comparecimento da população. "Neste momento, ainda não há previsão de novos mutirões. A campanha de vacinação continuará até 3 de junho, e as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente", assegurou o Executivo municipal.

Em Poá, o secretário de Saúde Alexandre Provisor afirmou que os números registrados no último sábado - 2.813 doses no total - estiveram abaixo do esperado por conta da chuva. "O objetivo era proporcionar ao cidadão maior facilidade de acesso, uma vez que muitos trabalham durante a semana e não conseguem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas a chuva atrapalhou bastante", lamentou

A Prefeitura de Suzano registrou que no sábado foram aplicadas 7.258 doses à população, sendo 2.966 para gripe, 2.282 para sarampo e 2.010 para Covid-19. O comparecimento superou as expectativas da administração municipal, que estimava 5 mil pessoas comparecendo aos postos de saúde. "Está prevista pelo menos uma nova mobilização especial em um sábado, ainda a ser definido pela pasta. As vacinas seguem disponíveis em todos os 24 postos de saúde, das 8 às 15 horas", declarou.

Em Itaquaquecetuba, a prefeitura local informou que foram aplicadas 1.324 doses contra a Covid-19, 1.379 contra a gripe e que as doses contra o sarampo ainda estão sendo contadas, onde o resultado esteve dentro das expectativas da Secretaria Municipal de Saúde. "A pasta analisa os cenários para a criação de novos mutirões - de qualquer forma, a campanha seguirá ocorrendo de segunda a sábado, nas unidades de Saúde, menos na USF Jardim Josely", explicou.

Em Arujá não houve disponibilização de doses contra a Covid-19, mas foram aplicadas 1.192 contra a gripe e 832 contra o sarampo, estando próxima das previsões dos organizadores. "O município aguarda a determinação de novas campanhas do governo estadual e, por ora, não tem outra ação específica prevista", apontou.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News