Mogi das Cruzes

Profissionais recebem capacitação sobre sífilis

Médicos e enfermeiros estão sendo atualizados sobre o protocolo de atenção à doença

03/05/2022 às 05:30
Atualizada em 03/05/2022 às 07:46.
Divulgação/PMMC

Treinamento está sendo oferecido para a Rede Básica de saúde do município - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo o treinamento de toda a rede básica sobre sífilis. O objetivo é atualizar médicos e enfermeiros sobre o protocolo de atenção à doença para promover diagnóstico precoce em todas as unidades de saúde e, consequentemente, possibilitar o bloqueio das transmissões e avanço de casos.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios, mas possui tratamento eficaz e gratuito.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

A proposta de capacitação partiu do Comitê Municipal de Enfrentamento da Sífilis, um grupo formado por profissionais da Coordenação de Saúde da Mulher, Vigilância Epidemiológica, supervisão médica da Rede Básica e do Programa Municipal de IST/Aids atentos ao avanço da doença.

Mogi das Cruzes registrou 212 casos de sífilis em 2021, o que representa cerca de 40% a mais em relação ao 2020, quando foram confirmados 153 novos casos. "Precisamos do olhar atento dos profissionais saúde e principalmente da conscientização da população sobre a importância da prevenção e do tratamento", explica a enfermeira Juliana Meira, coordenadora de Saúde da Mulher.

Um dos principais problemas, segundo ela, ocorre entre as gestantes que, apesar dos riscos para ela e o bebê, acabam não aderindo ao tratamento, que é gratuito e ofertado em toda a Rede Básica. As consequências de uma gestante com sífilis sem tratamento adequado vão desde o abortamento até a má formação fetal.

Capacitação

A capacitação está sendo conduzida pela médica do Programa Municipal de IST/Aids, Márcia Chebel, no auditório da Escola de Governo. As primeiras turmas participaram do curso nesta semana e novos encontros já estão programados para hoje, nos períodos da manhã e tarde.

O treinamento inclui diversas informações técnicas atualizadas sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento. O diagnóstico, por exemplo, é feito por meio quadro clínico e teste rápido em qualquer unidades básica de saúde e unidades de Saúde da Família.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News