Gripe

Vacinação está abaixo da meta no Alto Tietê

Mais de 100 mil se vacinaram nas cidades ontra gripe mas média regional segue baixa

André Diniz
05/05/2022 às 05:30
Atualizada em 05/05/2022 às 07:23.
Glaucia Paulino/Secop Suzano

Estado espera que vacinação alcance, pelo menos, 90% do público-alvo - FOTO: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Um balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) feito nesta semana pelo MogiNews junto às prefeituras do Alto Tietê mostrou que a campanha de vacinação, embora tenha alcançado mais de 101 mil pessoas, a proporção dos públicos-alvo ainda está abaixo da média da campanha no Estado. 

O governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde, informou que 3,5 milhões de doses já foram aplicadas - a vacinação dos públicos prioritários estaria a 28,5% da meta das autoridades. “É fundamental que este público compareça aos postos de vacinação para a imunização, evitando agravamentos e hospitalizações pela gripe. A expectativa é imunizar 90% da população-alvo dos 17,6 milhões de moradores”, informou o Estado.

Segundo a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, desde o início da campanha foram aplicadas 31.410 doses, sendo 31.022 para adultos, e 388 para crianças, equivalente a 21% do público-alvo total. A prefeitura esclareceu que os públicos-alvo da campanha seguem sendo pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e crianças entre seis meses e quatro anos de idade.

“A partir de 9 de maio, outros grupos serão contemplados: povos indígenas, comunidades quilombolas, professores e trabalhadores do ensino em todos os ciclos, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades segundo o Ministério da Saúde. No dia 16 de maio serão caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e das Forças Armadas, trabalhadores portuários, entre outros”, explicou a pasta da Saúde de Mogi.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde do município informou ontem que já foram aplicadas 24.387 doses da vacina contra a gripe, chegando a 35,4% do público-alvo estimado pela administração para esta campanha. Dentre as faixas segmentadas nos cálculos da administração local, quase metade das pessoas com mais de 60 anos em Suzano já recebeu a vacina: de um público de 38.979 pessoas, 19.332 já estão imunizadas.

Itaquá foi a cidade com o terceiro maior contingente entre as consultadas pelo MogiNews, com 14.782 pessoas, o que equivale a 19,2% da população dedicada à campanha. “A orientação é seguir o cronograma e, após a vacinação do último grupo prioritário, previsto para 16 de maio, a aplicação das doses será disponibilizada para a população em geral”, declarou em nota. 

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, confirmou 10.654 pessoas imunizadas, ou 41% do público-alvo prioritário.

Em Poá, o total de unidades contra a gripe aplicadas até terça-feira foi de 9.042 doses, todas dedicadas ao público-alvo principal da campanha. A Prefeitura confirmou a inclusão no dia 9 para povos indígenas e quilombolas, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, seguindo as determinações do Estado.

A Prefeitura de Arujá informou que, desde o início da campanha, já aplicou 7.284 doses contra a gripe, mas não declarou a porcentagem do público-alvo para a campanha. Questionada sobre possíveis orientações para a vacinação de grupos não-prioritários, a Secretaria de Saúde local explicou que esta orientação é realizada normalmente depois do período dedicado aos grupos prioritários da campanha.

Na cidade de Santa Isabel, foram registradas 5.082 doses contra o vírus Influenza, chegando a 35,8% do público prioritário. A prefeitura também informou que manterá as determinações do governo do Estado para a escolha dos públicos prioritários.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News