Mogi das Cruzes

Começa fase de testes de novo sistema de esgoto

Sistema beneficiará 35 mil pessoas, sendo 20 mil em Cezar de Souza e 15 mil no Botujuru

06/05/2022 às 05:30
Atualizada em 06/05/2022 às 07:31.
Guilherme Berti/PMMC

Esgoto - FOTO: Guilherme Berti/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a fase de testes do sistema de esgotamento sanitário que atenderá o Botujuru e parte de Cezar de Souza. O investimento foi de R$ 37,3 milhões na implantação de 56 quilômetros de redes de esgoto, seis estações elevatórias, 4 mil metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4,5 mil metros de coletores-tronco. A população beneficiada será de 35 mil pessoas (20 mil em Cezar de Souza e 15 mil no Botujuru).

Após a conclusão dos testes, por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, o sistema será gerenciado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).

As novas redes, coletores e estações de bombeamento atenderão os bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e região do Conjunto Jefferson. O esgoto coletado nesses loteamentos será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.

No Conjunto Jefferson, o sistema já está em operação desde 2019, quando o Semae interligou a rede de esgoto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro - os efluentes passaram a ser enviados para a ETE Leste, com utilização de uma estrutura mais moderna.

Além da etapa de testes do esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza, a Prefeitura iniciou a ampliação da capacidade da ETE Leste, localizada ao lado do Parque Centenário. Com investimento de R$ 32,6 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o trabalho permitirá que a estação triplique sua capacidade de tratamento.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News