Dia delas

Mães contam como superaram desafios vividos na pandemia

Em fases diferentes da maternidade, mulheres destacam como o período impactou sua vida e dos seus filhos

Raissa Sandara
08/05/2022 às 07:00
Atualizada em 09/05/2022 às 14:15.
Arquivo Pessoal

Fatima com os gêmeos, Benício e Heitor, nas primeiras horas do nascimento - FOTO: Arquivo Pessoal

Região - A pandemia de coronavírus (Covid-19) trouxe muito mais do que alterações econômicas e de estilo de vida, ela transformou uma das experiências mais singelas e profundas: ser mãe. Da gravidez aos primeiros anos de vida, à pré-adolescência, o vírus exigiu mudanças, acarretou riscos e gerou medos, mas também pode fortalecer vínculos entre mães e filhos. Neste Dia das Mães, o Mogi News/Dat destaca a vivência de três mulheres neste conturbado período.

Aparecida de Fatima dos Santos Soares, funcionária pública, 35 anos, teve os gêmeos Heitor e Benício em janeiro de 2020. Dois meses depois do nascimento dos filhos, o lockdown devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) começou. Fatima relata que a fase foi complicada pois sempre existia o risco de contaminar os recém-nascidos. As visitas se restringiam a poucas pessoas da família.

A mãe dos gêmeos considera que a pouca interação com outras crianças e adultos pode ter comprometido, de alguma forma, a socialização dos filhos. Para o neuropsicólogo e mestre em Distúrbios do Desenvolimento, João Vitor Cardoso Guedes, foi grande o impacto da pandemia: "A pandemia tirou das crianças dois anos de uma interação social muito rica", explicou, contando que as experiências coletivas compartilhadas auxiliam na descoberta de si e do mundo.

Para Fatima, o período de isolamento social agravou a situação piorando seu quadro de depressão. O psicólogo ressalta que experiências similares foram sentidas por outras mulheres que tiveram que lidar com mais responsabilidades em um momento de incertezas e de isolamento social.

Fatima afirma que a maternidade é maravilhosa, e que os filhos são os "tesouros" de sua vida, com quem aprende a cada dia a ser mãe, ser mais paciente e o significado da palavra amor. Hoje Benício e Heitor estão com dois anos e quatro meses.

Mais tempo

Jaciara Martins, auxiliar de limpeza, 32, é mãe de Davi, de 12 anos. Ela conta que no começo do lockdown decidiu sair do emprego para ficar com o filho que na época estava na 5ª série e teria as aulas online. Durante o período, os maiores desafios foram a socialização e a aprendizagem. Ela explica que Davi agora, na 7ª série, enfrenta o desafio de se readaptar à rotina escolar.

Jaciara e seu filho Davi
Jaciara e seu filho Davi - Arquivo Pessoal

Para o psicólogo, os desafios de adolescentes foram mais relacionados à rede de apoio do que às dificuldades do ensino remoto. Para Jaciara, apesar dos desafios, foi maravilhoso ter mais tempo para se dedicar ao filho. "Parece que o tempo parou para que a gente pudesse se cuidar", refletiu.

Maternidade

Ana Paula Abdo Santoro, educadora física, 27, se tornou mãe do Samuel este ano. Apesar dos cuidados, ela contraiu o coronavírus no final da gestação, mas os sintomas foram leves. Samuel tem hoje dois meses de vida e os cuidados devido à Covid-19 continuam.

Ana Paula com o seu bebê, Samuel
Ana Paula com o seu bebê, Samuel - Arquivo Pessoal

Para Ana, a experiência de ser mãe tem sido "maravilhosa". "Eu sempre idealizei a maternidade, sempre foi o sonho da minha vida e está sendo melhor do que eu idealizei", concluiu.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News