Santa Isabel

Ações homenageiam cinco expedicionários da cidade

Avelino José Benedito, Francisco José Mineiro, Juvenal Ferreira, Ernesto Rodrigues da Cunha e José Alves de Queluz lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB)

08/05/2022 às 07:00
Atualizada em 08/05/2022 às 08:44.
Divulgação

Palestra abordou a contribuição dos soldados - FOTO: Divulgação

Santa Isabel - Em comemoração ao Dia Nacional dos Expedicionários, a prefeitura de Santa Isabel realizou na última quinta-feira diversas ações em homenagem aos cinco soldados isabelenses que lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Na tradicional Praça do Expedicionário, localizada em frente à Delegacia de Polícia da cidade, foi plantada uma muda de árvore para representar a luta do soldado Avelino José Benedito. O espaço já conta com mais quatro árvores, em homenagem ao major Francisco José Mineiro, sargento Juvenal Ferreira, soldado Ernesto Rodrigues da Cunha e soldado José Alves de Queluz. Também foi feita uma palestra sobre a contribuição dos soldados do município para a guerra, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola Técnica de Santa Isabel (Etec).

A iniciativa do projeto Nossa Terra, em parceria com o Centro de Memória Francisco Sanches Baptista, Chico Fotógrafo, tem o objetivo de preservar e valorizar a história da cidade, além de reconhecer as pessoas que contribuíram para formação da identidade isabelense.

A palestra foi dividida em três partes, abordando a importância da preservação da memória e a atuação dos expedicionários de Santa Isabel na guerra. O professor Francisco Mineiro, neto do Major Francisco José Mineiro, também participou do evento, contando relatos de seu avô.

Os cinco soldados isabelenses aportaram em Nápoles e foram recebidos pelas autoridades americanas, depois fizeram treinamento para combate. Eles enfrentaram oito meses de batalha.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News