Mogi das Cruzes

Saúde Bucal faz capacitação de dentistas em semiologia

Foco da ação foi na detecção precoce e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de boca

11/05/2022 às 05:30
Atualizada em 11/05/2022 às 07:06.
Divulgação/PMMC

Capacitação ocorreu por meio da Coordenação de Saúde Bucal da prefeitura - FOTO: Divulgação/PMMC

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, promoveu uma capacitação dos profissionais de Odontologia para detecção precoce e encaminhamento de casos suspeitos de câncer de boca. Em todas as unidades de saúde, os dentistas possuem recursos para examinar, orientar e direcionar os pacientes conforme a necessidade.

O câncer de boca está em quinto lugar entre os tipos que mais acometem os homens e em oitavo lugar entre as mulheres. "O paciente deve procurar uma unidade de Saúde sempre que observar alguma lesão ou machucado na boca há mais de duas semanas ou algum outro sinal ou sintoma que chame a atenção", explica o coordenador de Saúde Bucal, Cid Roberto Cury.

Os casos suspeitos são encaminhados para análise da especialista em Semiologia, Desiree Rosa Cavalcanti, que atua na Secretaria Municipal de Saúde desde de 2015. "Antes da chegada da dra Desiree, a Saúde Bucal do nosso município encaminhava os casos suspeitos para as universidades ou para o Hospital Luzia de Pinho Melo e, a partir daí, não tínhamos mais controle ou informação sobre os andamentos", recorda Cury.

Após a implantação do Serviço de Semiologia, a Secretaria Municipal de Saúde passou a oferecer atendimento desde o acolhimento do paciente até o diagnóstico final, passando por análises e biopsias, quando necessário. Em caso positivo, o paciente é inserido no sistema Cross, do governo do Estado, responsável pelas cirurgias e tratamentos oncológicos.

"Os diferenciais estão nos prazos, já que a maioria das vezes conseguimos fechar o diagnóstico em 10 dias, e o monitoramento da nossa especialista ao longo do tratamento", explica o coordenador, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News