Suzano

Meio Ambiente reforça a orientação sobre cortes

Prefeitura realiza o serviço mediante avaliação de manejo, em razão da relevância para preservação ambiental

12/05/2022 às 05:30
Atualizada em 12/05/2022 às 07:04.
Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Para podas em áreas públicas, como ruas, avenidas e calçadas, pedidos podem ser feitos à Ouvidoria Municipal - FOTO: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano reforça as orientações sobre a poda consciente de árvores, tanto em locais públicos quanto em particulares. A Prefeitura realiza o serviço mediante a avaliação de manejo, em razão da sua relevância para preservação ambiental e a busca pela ampliação da área verde.

A poda é o termo que caracteriza o corte de ramificações de uma parte da árvore visando adaptá-la ao ambiente urbano de forma sadia. Para isso, é necessária a execução de maneira correta e somente quando necessário, ou seja, em situações quando há risco de danos a pessoas ou edificações, queda de galhos, dificuldade da passagem de veículos e pedestres ou até mesmo quando interferem na rede elétrica, iluminação pública e placas de sinalização. A orientação ainda se estende quanto às épocas recomendadas para a atividade, que abrangem o início da primavera e o final do verão.

Conforme dispõe a lei complementar municipal nº 135/2003, é proibida a poda drástica de ramos ou raízes superior a um terço da árvore, estando sujeito à multa e outras sanções administrativas. A diretriz atua em relação à garantia de arborização, pois um corte mal executado pode ocasionar prejuízos, deixando a árvore suscetível à entrada de doenças e queda.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, a Pasta oferece o serviço à população em casos de área pública, como ruas, avenidas e calçadas. O pedido pode ser feito junto à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007 ou e-mail [email protected] O setor também atende de forma presencial no número 126 da rua Baruel, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Áreas particulares são de responsabilidade do proprietário e não é necessária autorização por parte da Prefeitura, segundo o decreto nº 9.396/2019.

Para o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, a conscientização integra as políticas públicas desenvolvidas para o plantio e a conservação. "Realizamos diversas iniciativas para arborização e contamos com a participação popular. Acredito que a união de esforços é o caminho para uma cidade mais sustentável e que zela pelo futuro das próximas gerações".

A ampliação da área verde em Suzano também conta com o projeto "Disk Árvore", promovida pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura. O equipamento atende aos pedidos para o plantio de mudas de árvores em espaços públicos e na frente de residências de forma gratuita. Os interessados podem entrar em contato pelo número 4749-3943 e aguardar a visita da equipe.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News