Turismo

Biritiba Mirim: uma cidade rica em natureza, bem estar e fé

Cidade com 317 Km² e população de 33 mil habitantes, fica a 70 km² da capital e é conhecida pelas belezas naturais

Raissa Sandara
29/05/2022 às 06:00
Atualizada em 29/05/2022 às 06:00.
Reprodução Facebook

Cidade, que se destaca pela fé, completou 58 anos de emancipação neste mês - FOTO: Reprodução Facebook

Biritiba Mirim completou 58 anos de emancipação no final de fevereiro deste ano. O município com 317 Km² e população de mais de 33 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fica a 70 km² da capital e é conhecido na região pelas belezas naturais, tendo em seu território mais de 8,5 mil hectares de Mata Atlântica, e por ter sido uma cidade ocupada por religiosos.

A história

O território hoje pertencente aos biritibanos começou a ser ocupado por volta de 1790, na época o fluxo de pessoas era majoritariamente composto por sertanistas e bandeirantes que passavam pela região para comprar gado e mercadorias. Eles eram pessoas que "desbravaram as matas fechadas e dependiam da sobrevivência desse meio", explicou Édipo de Sousa Alves, gestor de Cultura e Turismo da cidade e pesquisador.

Além do comércio, a religião foi fator determinante na identidade cultural da cidade, segundo Sousa. "Nossa história é marcada pela história da menina Firmina, que era dotada de dons especiais, capazes de curar e ajudar pessoas através de sua fé, com isso a migração de muitas pessoas se deu por busca de milagres", relatou o pesquisador.

A jovem relatada por Sousa seria filha da de Inês, tendo residido no sítio do Dr. Bóris por volta de 1820, consideravam-na capaz de produzir milagres por meio de sua fé e as notícias de seus dons teriam inspirado a visita de muitos religiosos buscando por milagres. O número de religiosos, de acordo com os dados da prefeitura da cidade, inspirou a construção da primeira capela na localidade.

 

Turismo

Em Biritiba existem opções de turismo religioso, devido a influência da fé na ocupação da cidade, e de visitação a espaços de natureza, onde é possível explorar espaços de Mata Atlântica.

A construção da Igreja Padroeiro São Benedito foi iniciada em 1902, sob a orientação de Pe. Chico e Frei Silvério. A igreja tem missas aos sábados às 19 horas e domingos às 08 e às 19 horas. A fé católica marcou a ocupação da cidade e ainda faz integrante da identidade do biritibano.

O passeio que pode ser feito a pé ou de bicicleta passa por pontos históricos da cidade, construídos em 1926, que contrastam com o espaço de mata nativa que é conhecida pela tranquilidade e exuberância da paisagem. A fonte é conhecida pela limpeza de sua água e pela diversidade de animais nativos como pássaros.

Nos limites entre Biritiba Mirim e o Parque Estadual Serra do Mar Núcleo Padre Doria, a visitação à cachoeira deve ser monitorada por guias do parque. Para acessar a cachoeira é necessário uma caminhada de 7 Km a pé.

Com área de natureza preservada, a Pedra do Sapo permite aos visitantes terem acesso a uma visão panorâmica das praias de São Lourenço e Riviera. É possível contemplar várias espécies de árvores e pássaros nativos, como tucanos, sanhaços, sabiás e maritacas. É indicada a visitação com guia, já que o turismo no local é considerado de aventura.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News