Dia da Doação de Leite Humano

Cidades coletaram quase 300 litros de leite materno

Serviço mogiano registrou aumento de doações na pandemia, enquanto o suzanense apresentou queda

Ingrid Leone
19/05/2022 às 05:30
Atualizada em 19/05/2022 às 07:58.
Wilson Dias/Agencia Brasil

Interessadas em doar não devem consumir bebidas alcoólicas ou não fumar - FOTO: Wilson Dias/Agencia Brasil

As cidades de Mogi das Cruzes e Suzano coletaram 296,58 litros de leite humano, entre janeiro e abril deste ano. Neste Dia Nacional do Leite Humano, dia 19 de maio, destacamos o serviço especializado das prefeituras responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Nos primeiros meses de 2022, foram coletados 210,08 litros, em Suzano, e em Mogi, 86,5 litros. Em 2021, no decorrer do ano, o serviço mogiano arrecadou 232,6 litros de leite. Enquanto, no suzanense, apenas nos quatro primeiros meses de 2021, o volume chegou a 252,18 litros.

De acordo com a médica pediatra Iemanjá de Melo Almeida Braga, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano de Suzano, foi registrada uma leve queda no cadastro de novas doadoras no período de isolamento da pandemia de Covid-19, mas a unidade conseguiu manter o estoque com as mulheres já inscritas. Em Mogi, o cenário foi outro. A coordenadora médica do Banco de Leite Humano Rosângela Cunha informou que, percebeu uma procura maior para doações devido ao isolamento social e à facilidade em conseguir retirar o líquido, separar e doar.

Em Mogi, a coleta é feita nas residências. O serviço, atualmente instalado no Pró-Mulher, recebe o leite doado, pasteuriza e distribui. Rosângela afirmou que há conversas iniciais para a criação de postos de coleta, o que deve facilitar o recebimento das doações. O Banco de Leite deve ser transferido para a Maternidade Municipal, em Brás Cubas, quando for inaugurada. O equipamento aguarda a contratação da organização social (OS) que fará o gerenciamento.

Para doar  

As mulheres interessadas em doar, de acordo com as coordenadoras, devem estar saudáveis, não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, ter leite excedente, e se dispor a doar o leite que está sobrando por livre e espontânea vontade. Para auxílio com amamentação, o atendimento é com a mãe e o bebê.

Em Suzano, é possível entrar em contato pelo telefone 4745-3333 (ramal 3379) e fazer pré-cadastro para agendamento de uma visita domiciliar. O Posto de Coleta de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, localizada na avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, Vila Figueira.

Já em Mogi, as coletas são realizadas nas residências. Mais informações e agendamentos pelos telefones 4798-7343 ou 4798-7344.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News