Patrimônio histórico

Imóvel que abriga Casarão da Memória completa 137 anos

Construção terminou em 22 de maio de 1885 e imóvel foi totalmente restaurado pela Prefeitura de Suzano

22/05/2022 às 06:00
Atualizada em 22/05/2022 às 06:00.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Para o prefeito, Casarão é uma fusão do moderno com o passado de Suzano - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - O histórico imóvel que abriga o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira completa 137 anos de existência hoje. E mais do que a própria construção, o resgate do local, que fica na rua Campo Salles, 543, no centro, merece ser celebrado. A comemoração faz parte do aniversário de 73 anos de emancipação político-administrativa de Suzano, comemorado em 2 de abril.

O imóvel construído para ser a casa do feitor Antônio Marques Figueira, que hoje só pode ser visto pelo seu endereço atual, já teve um pomar nos fundos da propriedade, quando a entrada era pela rua Dr. Prudente de Moraes, de frente à linha férrea, e chegou a sediar uma clínica médica.

A diretora de Patrimônio Histórico e Cultural de Suzano, Rita Paiva, lembrou como foi o processo de restauração do local, que é de 1885. "Este casarão é um dos primeiros de Suzano e nos demos conta disso recentemente, quando ele estava quase para ser demolido. Nós, como suzanenses, olhamos este casarão com muito carinho, por isso batalhamos pela sua restauração".

Embora boa parte da estrutura do imóvel seja nova, muitos aspectos puderam ser preservados, como detalhou a diretora: "As portas e as janelas são originais. O piso hidráulico na parte de cima também é da época. Posso dizer que ele foi restaurado de forma moderna". O telhado que também é original, não exigia o uso de calhas e tem um formato irregular nas áreas laterais, um modelo muito utilizado na arquitetura brasileira na época da inauguração.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o Casarão representa a fusão do moderno com o passado de Suzano. Já para o secretário de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o local mantém Suzano na rota cultural do Alto Tietê. O Casarão foi reaberto em 26 de setembro de 2021, quando as atividades suspensas na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estavam sendo retomadas. A revitalização recebeu um investimento de R$ 210 mil.

 

 

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News