Parceria

Prefeitura e Sesi levam ensino de robótica para estudantes

Atividades são destinadas a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais da Vila Natal

31/05/2022 às 05:30
Atualizada em 31/05/2022 às 09:12.
Pedro Chavedar/PMMC

As atividades serão realizadas na unidade Braz Cubas do Sesi - FOTO: Pedro Chavedar/PMMC

Mogi- Alunos da rede municipal de ensino começaram ontem uma parceria inédita entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Estudantes da Vila Moraes e Vila Natal irão participar de aulas de robótica educacional no Sesi, referência no uso da robótica na educação.

As atividades na unidade Braz Cubas do Sesi são destinadas a estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes, e Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal. As unidades escolares fazem parte do programa Escola de Tempo Integral da Secretaria de Educação e as atividades com robótica serão feitas no contraturno das aulas regulares nos períodos da manhã e tarde.

As escolas deram o primeiro passo no projeto no início deste mês com uma formação na Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). As equipes gestoras conheceram os princípios de um fablab no ambiente educacional e o escopo de projetos. Os profissionais também participaram de uma vivência com o equipamento Microbit, que será utilizado com os alunos das escolas municipais.

Ontem, a primeira aula foi sobre dados com alunos do 4º e 5º ano da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes. "É uma parceria inédita e um grande ganho para a Educação da nossa cidade e o futuro das nossas crianças. Os alunos terão aulas com um sistema de referência internacional em robótica educacional", disse o prefeito Caio Cunha (Pode). Os alunos estavam animados. "O meu sonho é aprender programação e criar alguma coisa", contou Guilherme Henrique Freitas de Aguiar, 9 anos, aluno do 4º ano.

O Sesi, parceiro da entidade americana First e operador oficial de torneios de robótica, fomenta a prática na própria rede de escolas e em outras instituições de ensino, públicas e privadas. A metodologia utilizada na robótica educacional foi idealizada para permitir aos alunos construir o próprio pensamento e conhecimento, por meio de ferramentas computacionais e também estimular o trabalho em equipe, a pesquisa e a inovação.

Participaram da aula inaugural a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, a secretária de Educação Patricia Helen Gomes dos Santos, a adjunta da Pasta, Andréa Souza e representantes do Sesi. Além da importância na área da Educação, Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte. Em abril, a cidade recebeu Campeonato de Robótica RSM Challenge, que reuniu cerca de 550 competidores, de oito países.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News