Economia

Preço de alimentos continua em alta em toda a região

Em abril, o índice apurado pela Associação de Supermercados e pela Fipe teve alta de 3,02%

Aline Sabino
01/06/2022 às 05:30
Atualizada em 01/06/2022 às 07:40.
Foto: Aline Sabino

Leite foi um dos produtos mais afetados em abril - FOTO: Foto: Aline Sabino

Nos últimos meses o consumidor tem acompanhado de perto a alta nos preços de vários produtos. No acumulado de 12 meses até abril, a inflação oficial do país subiu 12,13%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este cenário tem afetado diretamente o bolso do brasileiro e o lugar que ele mais sente o peso da inflação, o supermercado. Em abril, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e pela Fipe, registrou alta de 3,02%, acumulando 16,49% nos últimos 12 meses.

O aumento no índice da Apas foi puxado, sobretudo, de acordo com a entidade, pelos preços internacionais das commodities e também por conta dos custos de produção, atingindo sobretudo os itens industrializados, que têm peso nas despesas das famílias. Segundo a Apas, o leite foi um dos produtos mais afetados em abril, com inflação de 11,94% no mês, a maior elevação desde julho de 2018, acumulando 23,28% nos últimos 12 meses.

O setor agrícola vem sofrendo forte pressão inflacionária causada principalmente pelo aumento dos combustíveis e pelas dificuldades da importação de fertilizantes, como informa a entidade. Segundo a Apas, os nitrogenados e fosfatados já apresentavam supervalorização desde o ano passado, tendência que se intensificou com a guerra na Ucrânia, pois a Rússia era a principal exportadora de fertilizantes para o Brasil.

Com um aumento de 23,75% nos últimos 12 meses, o óleo de soja também tem ficado cada vez mais caro. A entidade atribui a pressão da inflação no produto, também ao conflito entre a Rússia e Ucrânia, o mesmo ocorre com a alta no preço do petróleo e a redução de produção de óleo de girassol..

Na contramão das demais proteínas animais, os cortes suínos apresentaram deflação de 7,62% pelo 12º mês seguido, beneficiados principalmente pelo aumento de produção (4,86%) em relação ao mesmo período de 2021.


Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News