sustentabilidade, desastres urbanos e risco climático

Condemat reúne palestrantes e especialistas para seminário

Evento será realizado hoje e amanhã no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

01/06/2022 às 05:30
Atualizada em 01/06/2022 às 07:36.
Mogi News/Arquivo

Evento será realizado no Teatro Manoel Bezerra de Melo, em Mogi das Cruzes - FOTO: Mogi News/Arquivo

Mogi- Especialistas e palestrantes de renome internacional estão confirmados para o Seminário "Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático", promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com inscrições gratuitas.

O evento marca as celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e reunirá palestrantes das Secretarias de Estado de Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC e Fundação Getúlio Vargas, entre outras instituições.

Hoje, a abertura do Seminário terá a presença de prefeitos, gestores públicos das áreas de agricultura, gestão ambiental e habitação, e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. As discussões técnicas iniciam às 10 horas com o painel "Risco Climático e Desastres Urbanos", com a participação de Celso Santos Carvalho, doutor em Engenharia Civil e ex-diretor do Ministério das Cidades, e Rodolfo Baesso Moura, engenheiro ambiental e urbano e pesquisador da UFABC - Universidade Federal do ABC.

Às 14 horas, o público poderá conferir a palestra "Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade", com o professor titular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relator do Plano Diretor de São Paulo, Nabil Bonduki.

Encerrando o primeiro dia do evento, o coordenador do Programa Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação, Eric Vieira, e a assistente social especialista em Urbanismo Social e Direito Imobiliário, Notarial e Registral, Marcia Terlizzi, compõem o painel: "Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis".

Amanhã, após a abertura às 9h00, será promovido o painel "Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária", com a participação da engenheira agrônoma e chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Contador Packer, e do engenheiro florestal e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samuel de Mello Pinto.

No período da tarde, às 14 horas, tem início o painel "Biodiversidade e mudança climática", com as especialistas ambientais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho e Cláudia Beltrame Porto, além do especialista em Direito Constitucional, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Alexandre Tortorella Mandl.

Promovido pelas Câmaras Técnicas de Agricultura, de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Habitação, o evento do Condemat é voltado para gestores públicos, pesquisadores e acadêmicos. "Estamos reunindo vários especialistas que atuam nas áreas que estão ligadas ao tema do seminário para extrairmos destes debates um conjunto de propostas para a nossa região", pontuou Solange Wuo, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

A programação completa do Seminário "Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático", bem como o formulário de inscrições estão disponíveis no link: https://condemat.sp.gov.br/seminario-de-sustentabilidade-desastres-urbanos-e-risco-climatico/

Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas por meio do 4652-3413.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News