Balanço

Ações de 2022 apontam melhorias na saúde em Itaquá

02/06/2022 às 05:30
Atualizada em 02/06/2022 às 08:12.
Dayane Oliveira/Divulgação

Secretária de Saúde destacou as ações da Pasta - FOTO: Dayane Oliveira/Divulgação

Itaquá - Com a proximidade do segundo semestre, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba fez um balanço das principais ações deste ano levando em conta os avanços com o início da reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a informatização do atendimento e a contratação de novos médicos.

Em janeiro, a Pasta comandada por Ariana Julião, foi iniciado o projeto de informatização da saúde. Por meio de totens instalados nas unidades, está sendo feita a triagem dos pacientes com reconhecimento facial e armazenamento de dados. Até o momento, as unidades do centro, Jardim Miray e Jardim América receberam o equipamento. O cronograma prevê as próximas instalações no Caiuby e no Piratininga.

A cidade também reforçou o quadro de médicos com 25 profissionais entre pediatras, ginecologistas e clínicos gerais contratados em fevereiro. Simultaneamente, foi iniciado um cronograma de reforma das unidades de saúde até dezembro deste ano. A primeira a ser reformada foi a UBS Caiuby e o cronograma inclui as unidades do Josely, Pequeno Coração e Marengo.

O balanço também apontou as medidas tomadas para a reformulação da saúde com o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps), previsto para ser inaugurado em breve, na região central, e oferecer a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e a comunidade.

Além disso, um novo contrato foi assinado para ampliar os atendimentos de urgência e emergência feitos no Centro de Saúde 24 horas, na Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Saúde Infantil, outro espaço que será entregue em breve. O convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) terá início em 6 de junho e duração de 60 meses.

A Secretaria também recebeu o reforço de três ambulâncias, totalizando cinco veículos, três vans e cinco carros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Campanhas

Entre os destaques dos últimos meses estão as campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo, além das ações de combate à dengue e à tuberculose. As atividades movimentam as equipes de saúde de segunda a sexta-feira, além dos plantões de vacinação aos sábados e a busca ativa por bairros com maior incidência de casos de dengue.

Os destaques incluem ainda o avanço das medidas de planejamento familiar com as cirurgias de vasectomia e laqueadura. Apenas na campanha de implantação do dispositivo intrauterino, conhecido como DIU, 204 famílias foram contempladas no primeiro trimestre.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News