Pandemia

Cidades mantêm decisão que desobriga o uso da máscara

Maioria das prefeituras ouvidas seguem as determinações do Estado; Suzano e Itaquá avaliam a medida

Everton Dertonio*
02/06/2022 às 05:30
Atualizada em 02/06/2022 às 08:19.
 Raquel Portugal

M..scara descart..vel. - FOTO: Raquel Portugal

Região - Com o aumento recente dos casos de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), a volta da obrigatoriedade das máscaras voltou a discussão. Entre as cidades ouvidas pela reportagem, Suzano e Itaquaquecetuba avaliam o retorno da medida, enquanto Poá, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Arujá, afirmaram que seguem o Plano São Paulo, estabelecido pelo governo estadual, que desobriga o uso.

Segundo o secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor, a cidade permanecerá, momentaneamente, sem exigir o uso da máscara em lugares abertos e fechados. Já Itaquá, informou que emitiu, anteontem, um comunicado para a rede municipal de ensino recomendando o uso nas escolas. Nos demais espaços, a medida está sendo avaliada.

A Prefeitura de Ferraz ressaltou que segue o Plano São Paulo, do governo do Estado, até o momento, não houve movimentação para a retomada do uso das máscaras de forma obrigatória em locais fechados ou públicos. "Caso haja mudanças as mesmas serão submetidas para deliberação junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 municipal e seguiremos as recomendações", afirmou em nota.

A Prefeitura de Arujá também afirmou estar seguindo o Plano São Paulo, e que recomenda o uso de máscara em ambientes fechados que tenham aglomeração, mas alerta que não é uma exigência.

Em Santa Isabel, o uso da máscara só não é facultativo em unidades de saúde e transporte público, segundo a Prefeitura, que reforçou avaliar diariamente os dados epidemiológicos, que podem demandar outras medidas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, a possibilidade de retorno da exigência do uso de máscara ainda está sendo avaliada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. O uso é obrigatório em serviços de saúde e no transporte público. O mesmo vale para Guararema, que também inclui escolas municipais. A Prefeitura de Guararema disse que segue com o monitoramento dos indicadores referentes à pandemia da Covid-19.

*Texto supervisionado pelo editor. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News