Hoje

Festa do Divino Espírito Santo promove Caminhada Paz e Bem

Neste ano, não haverá o tradicional cortejo que celebra a boa colheita, acompanhado dos carros de bois, cavalos, entre outros

Aline Sabino
04/06/2022 às 06:00
Atualizada em 04/06/2022 às 06:00.
Divulgação

Serão oferecidos 100 pratos do Afogado do Povo - FOTO: Divulgação

Mogi- A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes promove hoje, a partir das 11 horas, a Caminhada Paz e Bem, em um formato alusivo à Entrada dos Palmitos, partindo do Largo do Rosário, na área central da Cidade. Neste ano, conforme já havia sido anunciado pelos festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, não haverá o tradicional cortejo que celebra a boa colheita (a fartura), acompanhado dos carros de bois, cavalos, charretes e cavaleiros. Algumas adaptações foram impostas, também neste momento, em virtude da pandemia de Covid-19.

A partir das 9h30, cinco grupos folclóricos (congada e Moçambique) se reúne no Largo do Rosário (popularmente conhecida como Praça da Marisa). Lá eles se apresentam ao público, aguardando a chegada dos festeiros e capitães de mastro. Essa chegada está prevista para às 11 horas. Eles sairão às 10h20 da Associação Pró-Festa do Divino, no Mogilar. À frente deles estará o carro da colheita, em que é colocada a charola dos alimentos, e o dos Palmitos, com a imagem do Divino. O percurso até o Largo do Rosário será feito de carro. Eles irão passar pela Capela de Santa Cruz (rua Doutor Ricardo Vilela, na altura do número 1.200) e descem a rua Doutor Ricardo Vilela até chegar ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus - Igreja de São Benedito. Deste ponto, eles seguem pela rua DoutorCorrêa, passam por algumas ruas do Centro até chegar ao ponto onde estarão os grupos folclóricos. A partir daí, todos seguem em cortejo a pé até o Império, para mais apresentações e a bênção do padre João Paulo da Silva e do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

O Afogado do Povo também foi adaptado para os dias atuais. Ao invés de servir seis mil pessoas, de forma gratuita, serão oferecidos 100 pratos a serem distribuídos (meio a meio) para duas instituições beneficentes: Instituto Pró Vida São Sebastião e Fraternidade Casa de Assis. Essa entrega ocorrerá depois da Caminhada Paz e Bem.

Neste ano, o tema da Festa do Divino é: "Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz". A festividade prossegue até este domingo (5), quando ocorre a Alvorada, a partir das 5 horas, com concentração em frente ao Império; seguida da Procissão de Pentecostes, às 16 horas, partindo da Catedral de Sant´Ana e percorrendo algumas ruas do centro até voltar à Catedral de Sant´Ana, onde será celebrada a Santa Missa. Após à missa tem a incineração dos pedidos depositados nas urnas das rezadeiras e rezadores e o fechamento do Império, que encerra a festa.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News