Polícia

Boletim Eletrônico Unificado vai unir trabalhos policiais

O evento aconteceu em Mogi das Cruzes e teve a presença do secretário de Segurança Pública do Estado

Everton Dertonio*
08/06/2022 às 07:00
Atualizada em 08/06/2022 às 07:00.
Everton Dertonio

General João Camilo Pires de Campos destacou a modernização das polícias - FOTO: Everton Dertonio

Em um evento promovido, na tarde de ontem, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), foi apresentado o Boletim de Ocorrência Eletrônico (B.Oe) Unificado, que une os trabalhos da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil. O projeto é do governo do Estado. Entre diversos convidados, o secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos.

Na apresentação foi explicado passo a passo a aplicação da nova tecnologia na rotina dos policiais, que permite que os Boletins de Ocorrência (B.Os), abertos e fechados, registrados pela PM sejam também integrados automaticamente ao sistema da Polícia Civil.

Segundo o divisionário da Divisão de Tecnologia de Informação do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, José Brandini Júnior, há dois tipos de ocorrência: "o B.O fechado, aquele em que o policial atende no local do chamado, começa e termina a ocorrência, que é enviada para a delegacia eletrônica e essa faz a liberação. A vítima recebe a cópia dessa ocorrência por e-mail. A outra é a aberta, onde o policial obrigatoriamente tem que apresentar a ocorrência em uma unidade policial, mas sim, tudo aquilo que ele fez no local será reaproveitado pela unidade".

O secretário estadual de Segurança enfatizou como o serviço público da polícia é prestado nos dois tipos de B.O. "Nós somos servidores públicos, existimos para servir às pessoas e escolhemos isso. Nós optamos pela proteção de pessoas e patrimônios. Então, quando num boletim fechado, em que a ocorrência é encerrada na rua e os dados vão diretamente para a delegacia, nós estamos prestando um serviço público, pois estamos liberando aquela pessoa o quanto antes para que ela possa seguir com a sua vida. Aqueles dados que foram colocados no boletim se constituem como informes, que aliados a outros podem se transformar em informação. No caso do boletim aberto, também visando o serviço público, é que o quanto antes os policiais possam voltar às ruas para seus trabalhos do dia a dia, melhor para a população", finalizou.

O secretário de Segurança Pública ressaltou que, ainda que entenda a diferença existente no papel funcional das duas polícias, juntas são mais fortes.

 

Modernização

Um assunto tratado pelo general Campos foi a tecnologia. "Falei numa feira internacional de tecnologia voltada à segurança sobre o Detecta, que é uma plataforma de Tecnologia da Informação (T.I), que integra as bases criminal, cível, os dados do 190 e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Discorri sobre o trabalho da PM no tocante ao S.O.S Mulher, que em 90 dias, disponibilizou um aplicativo em que já foram cadastradas mais de 27 mil mulheres. O resultado foi centenas de flagrantes e 96 mulheres salvas", apontou, destacando também o scanner 3D, que permite escanear uma área de crime, complementar com os dados dos peritos e, em imagens, o crime é reconstituído.

*Texto supervisionado pelo editor.

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News