República para jovens

Cidade terá novo serviço de acolhimento institucional

10/06/2022 às 06:00
Atualizada em 10/06/2022 às 06:00.
Divulgação/PMMC

Mogi das Cruzes - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi das Cruzes passará a contar em breve com um novo serviço de acolhimento institucional, na modalidade república para jovens. Serão duas unidades voltadas para jovens com idades entre 18 e 21 anos, que saem do sistema de acolhimento institucional e ainda não têm condições de se autossustentar. Cada uma delas ofertará seis vagas, sendo uma feminina e outra masculina.

A criação das unidades de acolhimento com esse perfil se justifica pela necessidade do município prestar o serviço de proteção social especial de alta complexidade visando a continuidade do atendimento a esse público. A situação, portanto, demanda a existência de um serviço que oferte moradia subsidiada e apoio especializado para auxiliar jovens na transição para a vida adulta e no processo de conquista da independência.

No ano de 2020, a Vigilância Socioassistencial desenvolveu um levantamento, que apontou um número significativo de jovens acolhidos prestes a completar maioridade e sem possibilidades de reintegração familiar, adoção e/ou condições de autossustento, portanto o público-alvo para o acolhimento na modalidade república.

 

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou recentemente o processo de seleção da organização da sociedade civil que ficará responsável pelo serviço, por meio do edital de chamamento público nº 03/2022. A Associação Afro Brasileira Nossa Senhora Aparecida foi habilitada dentro do processo e o resultado já foi homologado. Os próximos passos serão assinatura do termo de parceria e então a locação, por parte da organização vencedora, dos imóveis que vão oferecer o serviço.

A previsão é de que em torno de dois meses as unidades já possam iniciar o serviço. "É um serviço que busca dar aos jovens autonomia e condições para que eles superem a situação de vulnerabilidade e obtenham meios para construírem suas próprias vidas, carreira e independência", pontuou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes.

O número total de vagas - 12 - condiz com os estudos previamente realizados pela Vigilância Socioassistencial, que diagnosticaram a demanda existente no município.

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News