Saúde

Junho Vermelho destaca a importância de doar sangue

Na região, Mogi das Cruzes e Suzano contam com Bancos de Sangue para coleta das doações

Ingrid Leone
14/06/2022 às 06:00
Atualizada em 14/06/2022 às 06:00.
 Tânia Rêgo/Agência Brasil

Hemocentro de Suzano precisa neste momento do tipo sanguíneo O e O- - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Neste dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, destaque para a necessidade dessa ação solidária que pode salvar vidas. Tanto Suzano quanto Mogi das Cruzes contam com Bancos de Sangue,  localizados respectivamente nas unidades da Santa Casa de cada município. A responsável pela Controladoria do Hemocentro de Suzano, Verena Isabelle, reforça que com as doações "é possível salvar a vida de pessoas que necessitam de tratamentos, intervenções médicas, pacientes de doenças crônicas graves e feridos que precisam de transfusão". Ela explica que, em cada doação, uma pessoa pode salvar a vida de até quatro pessoas". 

O hemocentro suzanense precisa de doadores de sangue tipo O+ e O-, de acordo com Verena, embora conte com muitos doadores frequentes e faça grandes campanhas. Mas ainda assim, segundo ela, é preciso atingir o estoque necessário de O+ e O-. "Precisamos sempre de novos doadores", ressalta.

A empreendedora Mayara Felipe dos Santos começou com a doar sangue depois que seu avô passou por uma cirurgia e precisou de transfusão de sangue. Na época, ele necessitou de quatro bolsas. Atualmente, Mayara faz doações, em média, a cada 6 ou 8 meses. Ela conta que pensa nas pessoas que passam por acidentes, perdem muito sangue e o quanto elas precisam de doações. "Se todo mundo doasse pelo menos uma vez no ano, acredito que os bancos de sangue não estariam com falta", destaca Mayara. 

 

Requisitos para doar 

Segundo informações da Santa Casa de Mogi, o intervalo entre uma doação e outra, para homens é de 60 dias e pode ser feita no máximo quatro vezes ao ano, e para mulheres, o intervalo é de 90 dias, e pode ser repetida no máximo três vezes. Entre os requisitos para ser doador, é preciso ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos), pesar a partir de 55 quilos, e não possuir piercing na língua e nas partes íntimas devido ao risco permanente de infecção. 

Neste período de pandemia, foram definidos requisitos extras como aguardar 10 dias, caso os doadores  apresentem infecção pela Covid-19; ou sete dias se tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. Saiba mais no site https://www.santacasamc.com.br/servicos/banco-de-sangue/ 

Para os que já tomaram as doses da vacina contra a Covid-19, a responsável pela Controladoria do Hemocentro de Suzano, destaca que os candidatos só podem doar: 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan); 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz); 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma); 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag); 7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center); 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech); e 7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).

 

Onde doar

Em Mogi das Cruzes a doação pode ser feita na Santa Casa, localizada na rua Barão de Jaceguai, 1148, no centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas. Mais informações pelos telefones 4799-2892 e 4728-4700 ramal 4295. E em Suzano, a unidade está localizada na avenida Antônio Marques Figueira, 1.861, na Vila Figueira. O atendimento é agendado pelo WhatsApp: 4752-9999. 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News